Você acha que existe certo ou errado? - Escrito por Nilo Silva
imagem pessoal vs profissional
Imagem Pessoal vs Imagem Profissional
25/07/2020
Investir no INSS vale a pena?
04/08/2020
Exibir tudo

Você acha que existe certo ou errado?

certo ou errado

Alguém faz uma afirmação. Você diz que é certo, outra pessoa diz que é errado. Seria você a certa enquanto a outra pessoa seria a errada? Ou ambos estariam certos? Ou talvez errados? E aí, como ficaria isso então?

Vivemos uma dualidade lógica. Isto é, se existe o certo, existe o errado. Assim como bem e o mal ou o bonito e o feio.

Portanto, isso pode nos levar às interpretações equivocadas do que enxergamos com os nossos olhos e ouvimos com os nossos ouvidos ou do que analisamos de acordo com os nossos critérios.

Repare no pronome possessivo “nosso”. Isso indica justamente a posse daquilo que nós possuímos. E o que eu possuo é exclusivamente meu, não havendo obrigação nenhuma de ser igual ao outro.

Isto é, o que seria do mundo se todos pensassem da mesma maneira? O que seria do azul se todos gostassem do verde?

Não é porque você usou parte do seu tempo para ler esse texto que outras pessoas farão o mesmo. Assim como eu não deixaria de escrever por saber que nem todos os 7 bilhões de habitantes do planeta irão ler.

Então eu fiz uma escolha errada? Não, claro que não.

 

um esta certo e outro errado

 

Não existe certo ou errado.

O fato é que não existe escolha certa e nem escolha errada. Existem apenas escolhas que, dependendo do nosso entendimento, serão boas ou ruins. Portanto, fazendo com que as interpretações sejam “certas” ou “erradas”.

Antes de fazer uma escolha, nós acionamos um mecanismo de custo-benefício. Isto é, sabemos que haverá um preço a ser pago por essa escolha e disso não podemos escapar.

Então, é aí que entra em jogo a maneira como você se responsabiliza pela própria vida. Também, como enxerga o mundo a sua volta – que nesse momento deve ser colocado um pouco de lado, pensando mais em si mesmo.

É nessa hora que vem o questionamento da sua escolha.

Ela é certa ou errada? Para quem? Seu vizinho? A sociedade?

A escolha é sua. Ou seja, visto o melhor para você, nunca será errada.

Se você busca dentro de si a melhor equação para o custo-benefício que enfrentará, não importa se para os outros sua escolha é certa ou errada. Isso porque, é para você que importa, o lucro ou prejuízo será só seu.

 

Conclusão

Complicado? Sim, sempre é complicado no começo. Mas, na medida em que você se dá conta de que essa dualidade faz parte dos paradigmas que sustentam a sociedade, as coisas ficam mais leves.

São apenas paradigmas e não leis. Certamente, não precisam ser seguidos se suas crenças e valores forem diferentes.

Não se preocupe tanto com essa de certo ou errado. Pois, não importa a direção que você vá, tudo é aprendizado e nada será em vão. Estaremos nessa vida uma única vez e não vai ter bis. Faça a sua escolha e seja simplesmente feliz.

 

Nilo Silva
Nilo Silva
Sou graduado em educação física, empreendedor, palestrante e escritor. Procuro motivar e ajudar o pequeno empreendedor para conquistar e batalhar pelo seu sonho: a sua pequena empresa. Escrevi o livro "QAP Total: Pronto para o Sucesso", contando minha história e apresentando algumas ferramentas e técnicas que me ajudaram com a minha empresa (Ultrashop Suplementos) e ajudam até hoje. Sou um guaratinguetaense apaixonado buscando o aprendizado contínuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *