Vaca não dá leite - Nilo Silva
certo ou errado
Você acha que existe certo ou errado?
04/08/2020
Se eu fosse você…
22/07/2024
Exibir tudo

Vaca não dá leite

Descubra a importância da autorresponsabilidade na realização de sonhos e metas. Exploramos como assumir responsabilidade pessoal, agir proativamente e evitar a armadilha de culpar circunstâncias externas pode transformar sua vida. Aprenda como a autonomia psicológica pode capacitar você a tomar decisões conscientes, superar obstáculos e alcançar o sucesso em várias áreas da vida.

‘Vaca não dá leite. Você tem que tirar’, disse o filósofo Mario Sergio Cortella. Ele quis dizer que as coisas não caem do céu; é preciso agir para alcançar nossos objetivos.

Naturalmente, as pessoas têm sonhos, desejos e objetivos em várias áreas da vida. No entanto, nem todos conseguem realizá-los.

Certamente, há circunstâncias além do nosso controle que podem impedir nossas conquistas. Por exemplo, um atleta pode se dedicar intensamente aos treinos e ainda assim não se tornar campeão em sua modalidade. Da mesma forma, um artista pode trabalhar com dedicação, mas não alcançar o estrelato que tanto almeja.

Esses são casos em que as pessoas fizeram sua parte, mas fatores externos influenciaram o resultado. E quanto àquelas que não conseguem o que desejam simplesmente porque não agem para que isso aconteça? Culpar o destino, dizer ‘Deus quis assim’ ou ‘Era pra ser pode ser um modo de evitar a responsabilidade própria.

Refiro-me à autonomia que muitos não desenvolvem. É mais fácil culpar outras pessoas ou circunstâncias do que assumir a responsabilidade por nossas próprias vidas. Psicologicamente, é compreensível: evitamos o desconforto de admitir nossos erros quando trabalhamos nossa auto responsabilidade. No entanto, é fundamental reconhecer que cruzar os braços e esperar que as coisas aconteçam é, no mínimo, incoerente.

Quando me refiro a falha, não estou falando de algo que eventualmente deu errado, mas sim de algo que era nossa responsabilidade, como uma pessoa que não emagrece porque se alimenta de forma inadequada. Ou alguém que não consegue um emprego melhor por falta de qualificação. Tem também aquela pessoa que apenas reclama da vida, mas não se levanta do sofá para buscar a mudança.

Assumir a responsabilidade por tudo isso não é fácil. Dói, incomoda. E a chave para a mudança está exatamente aí. É como na frase do início do texto: “A vaca não dá leite. Você tem que tirar.” Perceba o pronome “você” na frase. É exatamente isso. Você precisa se mexer. Você precisa fazer por onde. Você tem que merecer.

Segundo a psicologia, autonomia é a capacidade do sujeito de decidir e agir por si mesmo. Remete à autossuficiência e está relacionada ao fato de uma pessoa conseguir resolver problemas por conta própria, sabendo como gerenciar diferentes aspectos para isso. No caso das crianças, a autonomia ajuda a agir de forma mais consciente, a assumir responsabilidade por suas decisões, a desenvolver o autoconhecimento e a alcançar seus objetivos.

Tudo é sobre você, não sobre o resto. Quando transferimos nossa responsabilidade para outra pessoa, evento ou situação, perdemos o controle sobre nossa vida. Inicialmente, isso pode proporcionar um certo alívio, tirando um possível peso de nossas costas, mas resulta desastroso no final. Se você quer algo, mesmo que em parte dependa de algo que não controle, assuma 100% da sua responsabilidade, faça o que for necessário e tome as rédeas da sua vida. Autorresponsabilidade não é culpa; é assumir o controle da sua própria vida.

Nilo Silva
Nilo Silva
Empresário, palestrante, criador de conteúdo, e escritor do livro QAP Total - Pronto para o sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *