Sobre a Opinião dos Outros | Escrito por Nilo Silva
seja profissional
Seja Profissional: controle suas emoções e não perca dinheiro!
13/03/2020
autoconhecimento empreendedorismo
Por que autoconhecimento tem tudo a ver com empreendedorismo?
27/04/2020
Exibir tudo

Sobre a Opinião dos Outros

sobre a opinião dos outros

Manifeste-se agora quem nunca foi alvo de fofocas, críticas, invenções ou qualquer opinião dos outros. Isto é, algum comentário que possa ter feito feito rir, chorar, irritar ou encher o saco de alguma maneira.

Não importa se você é modelo, enrolador de língua de sogra, engenheiro, atleta ou vendedor de jabuticaba.

Experimenta se destacar para ver o que acontece.

O destaque não precisa ser necessariamente relacionado a dinheiro. Isso porque, basta receber um prêmio, ser reconhecido, fazer algo inédito ou conquistar alguma coisa que para você é importante. Assim, demonstrando sucesso, valor, altruísmo, amor ao próximo ou outra atitude que chame atenção.

Tal atenção pode ser conseguida com atitudes consideradas positivas ou simplesmente porque decidiu sair correndo sem roupa pela rua. Sendo apenas a escolha feita por você, e de acordo com o que quer para a sua vida.

 

A opinião dos outros, é dos outros.

A partir do momento que você passa a ter foco, naturalmente vai mexer com as demais pessoas. Em outras palavras, vão avaliar a sua atitude ou situação vivida e, de acordo com o senso crítico delas, dar a você um “título”. Pode ser: corajoso, sem graça, firmeza, piriguete, gente boa, caloteiro, mala, inteligente, boca aberta, determinado e diversos outros adjetivos que podem não ser muito legais.

opinião dos outros

A observação vai de acordo com a percepção de cada um, baseada nas crenças e valores de cada pessoa e por isso é impossível agradar a todos.

O seu destaque pode acabar incomodando porque aquilo que chamamos de inveja nada mais é do que admiração por algo notório que você fez. Mas, por não saber administrar tal sentimento, é colocado para fora na forma de crítica negativa. 

Isso acontece porque queremos ter sucesso, felicidade e conquistar nossos objetivos. Mas, todos temos obstáculos e a maioria deles é interno.

Então, quando vemos alguém fazendo o que gostaríamos de fazer, esse incômodo é gerado. Alguns aprendem e usam isso a seu favor, motivando a fazer da mesma forma e chegar onde outro chegou. Outras, por preferirem ficar nas suas zonas de conforto e estagnadas, criticam.

 

O que fazer com a opinião dos outros?

No momento que se deparar com algum sentimento ruim proveniente da atitude de outra pessoa, olhe atentamente para si e faça algumas perguntas. O que esse sentimento quer dizer? Como posso usar isso a meu favor?

Na maioria das vezes isso é bom. Mas, você, movido pelo seu ego, prefere não olhar. Isso porque a mudança dói e é por aí que tudo começa.

Estando do outro lado e se sentindo incomodado pela opinião dos outros, faça (também) algumas perguntas. Isso realmente pode me fazer mal? Existe um motivo lógico para eu parar de seguir os meus sonhos devido a maneira que alguém me olha? 

confiante

Você vai descobrir que a opinião dos outros nem é da sua conta. E, perceber que talvez esteja apenas incomodando alguém que não consegue fazer o que você fez. Seja por medo, trauma, desconhecimento ou outra limitação que é dela, não sua.

 

Conclusão

As críticas são importantes para que possamos analisar nosso caminho. E, se for o caso, fazer a alteração na rota a ser seguida, porque, pelos nossos medos e traumas, também podemos errar. 

Se não quer ser criticado, nem ofendido, não seja nada, não se destaque. Não corra riscos, não faça o que ninguém fez. 

Trabalhe o seu autoconhecimento até o ponto da opinião dos outros realmente não interferir na sua vida. Vá sempre na direção do que faz o seu coração vibrar, como um míssil preparado para acertar o alvo, sem dar bola para a torcida. 

 

O que você achou deste artigo? Não deixe de compartilhar com amigos e em suas redes sociais. Leia mais sobre este e outros assuntos em meu blog.

 


 

Nilo Silva
Nilo Silva
Sou graduado em educação física, empreendedor, palestrante e escritor. Procuro motivar e ajudar o pequeno empreendedor para conquistar e batalhar pelo seu sonho: a sua pequena empresa. Escrevi o livro "QAP Total: Pronto para o Sucesso", contando minha história e apresentando algumas ferramentas e técnicas que me ajudaram com a minha empresa (Ultrashop Suplementos) e ajudam até hoje. Sou um guaratinguetaense apaixonado buscando o aprendizado contínuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *