Felicidade: o que é ou o que significa? - Escrito por Nilo Silva
atingir os objetivos
Atingir os Objetivos: 05 passos poderosos e sem rodeios
23/06/2020
o que e mindset
O que é Mindset: aprenda a configurar o seu modelo mental
10/07/2020
Exibir tudo

O que é felicidade?

O que é felicidade? Segundo o dicionário, felicidade é a qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.

Felicidade é um dos objetivos mais fortes do ser humano e, ainda que sem uma definição muito clara, tem sua busca incentivada pela morte. Pois é, afinal, todos sabemos que vamos morrer. Por isso, justamente, desejamos alcançar a tal felicidade. Isto é, com a morte dando sentido à vida e nos levando em busca do que pode ser definido de diversas maneiras, de acordo com a ótica de cada pessoa.

Poder dizer “eu sou feliz”, de forma honesta e verdadeira, é o sonho de qualquer pessoa. Isso porque, estamos certos de que isso proporciona prazer e, naturalmente, somos condicionados a fugir do que nos incomoda. Assim, buscamos o que nos satisfaz de alguma maneira.

 

A verdade é que ninguém é feliz: felicidade é situacional e não uma condição de vida.

homem assustado

Você pode ser alto ou baixo, por exemplo. Isso você é o tempo todo, independente do contexto que esteja vivendo em determinado momento. Em outras palavras, se você tiver uma dor de barriga, ainda assim será alto ou baixo. O mesmo vai acontecer se bater seu dedo do pé na quina do sofá, independente dos palavrões, você continuará sendo alto ou baixo.

Por acaso você é feliz no momento em que perde um ente querido? Uma mulher consegue afirmar que é feliz enquanto se contorce numa latejante cólica menstrual? Isso comprova que a vida é composta por momento felizes e não por uma felicidade plena e absoluta. Até porque, se vivêssemos assim, não haveria motivos para querer conquistar a felicidade. Além disso, só nos damos conta dela por conhecermos os momentos em que ela é ausente.

Em termos práticos, pode-se afirmar que ninguém é de fato feliz e sim que todos buscam momentos felizes, sonhando com eles nos momentos de dor ou tristeza.

 

Utilizando um cálculo exato para saber o que é realmente a felicidade

mulher apontando feliz

Usando a matemática como base e calculando oito horas diárias de sono, uma pessoa tem todos os dias dezesseis horas para vivenciar momentos felizes. Sendo assim, quando essa conta tem majoritariamente momentos bons pode-se afirmar, de certo modo, que é uma pessoa feliz. Isso porque, em grande parte sua vida, é formada por momentos e situações que tragam algum tipo de felicidade.

Esse momento e a interpretação de felicidade pode ser desde coisas aparentemente simples até algo considerado grandioso. Isto é, como por exemplo: conseguir um emprego, ter um amor correspondido, superar algum obstáculo, ter um filho, encontrar alguém que não via há muito tempo, ficar famoso ou qualquer outra coisa que satisfaça nossa vontade interna e pessoal.

 

Conclusão


Normalmente, após alcançar o que desejamos depois de tanto tempo, aquilo se torna algo comum e sem o mesmo valor que tinha antes. Assim, nos faz olhar para o outro lado e sentir o desejo por outras coisas, diferentes das que conquistamos. Ou seja, com a nossa busca pela felicidade sendo alimentada pelo novo objetivo desejado, num ciclo eterno e que faz a vida realmente ter graça.

Quero dizer que, sem ambição e vontade de conquistar algo novo, nossa vida seria sem brilho… ou mesmo infeliz.

O fato é que a definição de felicidade varia de acordo com cada indivíduo.

E, assim como nenhum problema dura para sempre, aquele momento feliz com certeza também não durará. Portanto, fazendo valer a recomendação de viver intensamente o momento presente e como diz um provérbio muito famoso, “não há bem que sempre dure e não há mal que nunca se acabe”.

 

Nilo Silva
Nilo Silva
Sou graduado em educação física, empreendedor, palestrante e escritor. Procuro motivar e ajudar o pequeno empreendedor para conquistar e batalhar pelo seu sonho: a sua pequena empresa. Escrevi o livro "QAP Total: Pronto para o Sucesso", contando minha história e apresentando algumas ferramentas e técnicas que me ajudaram com a minha empresa (Ultrashop Suplementos) e ajudam até hoje. Sou um guaratinguetaense apaixonado buscando o aprendizado contínuo.

1 Comment

  1. Alessandra Kalil disse:

    Ameiiii Este texto me inspirou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *