Ainda que possa haver uma ou mais empresas em uma negociação, a decisão sempre será tomada por um ser humano, uma pessoa física e não jurídica. Isso significa que uma das chaves do sucesso no empreendedorismo é justamente ter conhecimento sobre comportamento humano e tudo o que envolve o assunto.
Para que um negócio se concretize, é necessário que haja uma venda, e compreender a outra parte é fundamental nesse processo, pois a identificação da pessoa com você ou com sua empresa tem uma grande influência na decisão dela de querer ou não o seu produto ou serviço.
Imagine alguém ouvindo uma rádio que toca predominantemente samba e pagode. Agora imagine outra pessoa ouvindo uma rádio especializada em funk. Ambas as pessoas estão ouvindo o ritmo que gostam, e não há nada de errado nisso, correto?
Isso significa que elas têm gostos diferentes, independente da sua opinião a respeito disso. O mesmo vale para princípios e valores que todo ser humano carrega consigo durante a vida, podendo mudar em algum momento por vários motivos.
Antes de alguém comprar o seu produto ou serviço, ela compra você, e quanto mais ela se identificar com quem você é, maior será a chance de a venda acontecer. Deixe de lado qualquer tipo de julgamento e entenda que todo ser humano tem seus princípios e valores particulares e que a sua vida é pautada nisso, ainda que de forma inconsciente. Não use sua balança de “certo e errado”; apenas aceite que o ser humano é assim.
Pense em você oferecendo o seu produto ou serviço e mostrando ao possível cliente que sua empresa apoia causas sociais, trabalha totalmente dentro das normas estabelecidas e consegue agregar valor ao seu produto. Cite aleatoriamente alguns pontos apenas para exemplificar princípios e valores, como ética, amor ao próximo e respeito às leis.
Agora, suponhamos que, hipoteticamente, esse cliente que você não conhece seja alguém que não cumpre com suas obrigações financeiras, acredita que precisa levar vantagem em tudo, não importando se vai prejudicar outras pessoas, e que não dá a mínima para o mundo à sua volta, desde que ele sempre leve vantagem.
O importante com esses exemplos é entender que ninguém vai conseguir fazer negócios com todas as pessoas, e a prova disso são as diversas empresas do mesmo ramo existentes por aí. Embora uma possa lucrar mais que a outra, todas estão de pé e em perfeito funcionamento. Em se tratando de pequenas empresas, é muito comum que elas sejam uma espécie de espelho do dono, pois, como ele geralmente é mais presente e tem maior contato com os clientes, a congruência entre seus valores e os da empresa é maior.
Defina como quer se posicionar e tenha ciência de que vai atrair pessoas que se identifiquem com você e com o seu negócio, da mesma maneira que outras irão adquirir produtos e serviços de outras pessoas ou empresas, pois se identificarão com os valores delas. Não queira vender para todo mundo, mas sim para quem é o seu perfil de cliente ideal.