Seu cliente ideal: você sabe quem ele é? - Nilo Silva
o que e mindset
O que é Mindset: aprenda a configurar o seu modelo mental
10/07/2020
INSS
INSS: como a falta de informação pode ser prejudicial
17/07/2020
Exibir tudo

Seu cliente ideal: você sabe quem ele é?

cliente ideal

Cansado de divulgar o seu produto e serviço sem ter um retorno atraente? Você já pensou em qual é o perfil do seu cliente ideal?

Pois bem, veja essa história.

Certo dia, um rapaz vendendo fraldas me parou. Segundo ele, seu produto tinha absorção diferenciada, fechos macios, possuía ajuste duplo e várias outras especificações técnicas.

Não sei se as fraldas eram realmente boas. Mas, de fato, ele parecia conhecer o seu produto e descrevia muito bem o que estava me oferecendo.

Afirmei que não tinha interesse, visto que não tinha filhos pequenos e, em tom de brincadeira, falei que pelo menos até o momento eu não usava fraldas.

Ele me agradeceu pela atenção, desejou um bom dia e foi embora, sem usar a criatividade e dizer que eu poderia ter sobrinhos. Ou fazer uma doação ou qualquer outro argumento que talvez me fizesse adquirir o seu produto.

 

eu nao sou seu cliente ideal

 

Contudo, ainda que tentasse me convencer a comprar o que vendia, definitivamente não sou o cliente ideal que ele procurava. Ou seja, mesmo com criatividade para contornar meu argumento, não seria o melhor caminho e haveria um gasto desnecessário de energia que ele poderia estar direcionando para onde suas chances de sucesso seriam maiores.

Portanto, a moral dessa história para um empreendedor é direcionar sua comunicação para quem possa realmente interessar pelo seu produto ou serviço. Ou seja, não adianta investir um alto valor em publicidade se ela não chegar em seu cliente ideal. Assim como uma publicação com muitas curtidas em redes sociais não vai fazer diferença, se não for de clientes em potencial. E pior ainda se for dos famosos promonautas, que reivindicarão todo seu real engajamento com o cliente ideal.

 

 

Defina o seu cliente ideal

É fácil encontrar pessoas “fazendo a divulgação” do seu produto ou serviço, com o argumento de que quanto mais pessoas tiverem contato com aquela comunicação, maiores serão as chances de sucesso.

Matematicamente, pode até fazer sentido. Mas, o resultado prático disso dificilmente será o que tanto buscam. Enfim, atingindo pessoas avulsas, como no meu exemplo acima, que não havia motivos reais para eu adquirir o que haviam me oferecido.

Existem técnicas e ferramentas destinadas a traçar o perfil do seu cliente ideal e não podem ser ignoradas. Isso porque, esse é um ponto muito importante que garantirá o retorno do seu negócio, seja ele qual for.

Se você não comunica corretamente para quem possa estar realmente precisando do seu produto, como acha que vai vender alguma coisa e obter retorno? Como acha que seu cliente ideal vai te encontrar, se você não sabe como levar as informações do seu produto ou serviço até ele? Ou, por vezes, mal sabe quem ele é…

Não adianta sair oferecendo fraldas para quem não tem filhos, ou para quem não as use. Assim como não haveria resultados satisfatórios comunicando as excelentes opções de uma churrascaria para vegetarianos.

 

persona e cliente ideal

 

Você precisa saber exatamente, com a maior precisão possível, quem é seu cliente ideal, onde ele mora, se tem alguma linguagem específica, o que gosta de fazer nas horas vagas e tudo mais acerca dele. Dessa forma, para construir a chamada persona ou avatar – personagem fictício que vai representar o seu cliente ideal. Aliás, dependendo do seu negócio, podem haver várias personas e não somente um único perfil de cliente ideal.

 

Conclusão

Assim como numa guerra, é preciso ter precisão para acertar o alvo.

A jornada pelo seu sucesso deve ser pautada em atingir o seu alvo, que no caso é o seu cliente ideal.

Portanto, não gastando energia à toa e desperdiçando munição onde não haverá vitória.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe-o com seus amigos. Deixe também o seu comentário.

Acesse meu blog para mais assuntos relacionados a empreendedorismo.

 


 

Nilo Silva
Nilo Silva
Sou graduado em educação física, empreendedor, palestrante e escritor. Procuro motivar e ajudar o pequeno empreendedor para conquistar e batalhar pelo seu sonho: a sua pequena empresa. Escrevi o livro "QAP Total: Pronto para o Sucesso", contando minha história e apresentando algumas ferramentas e técnicas que me ajudaram com a minha empresa (Ultrashop Suplementos) e ajudam até hoje. Sou um guaratinguetaense apaixonado buscando o aprendizado contínuo.

1 Comment

  1. Alessandra Kalil disse:

    Muito bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *