Por que autoconhecimento tem tudo a ver com empreendedorismo?
sobre a opinião dos outros
Sobre a Opinião dos Outros
09/04/2020
Conhece o PEQ? Bolsa Auxílio e Cursos de Qualificação Profissional. Entenda!
05/05/2020
Exibir tudo

Por que autoconhecimento tem tudo a ver com empreendedorismo?

autoconhecimento empreendedorismo

Talvez você acredite que autoconhecimento signifique pessoas usando roupas claras e folgadas. Ou, meditando em busca do nirvana. 

Também, talvez você acredite que empreender tenha relação com executivos de roupas sociais e cheios de dinheiro.

Por fim, acredite que autoconhecimento é assunto de gente depressiva. Assim como acredita que falar sobre empreendedorismo é somente para pessoas sem sentimentos e que não medem esforços para obter lucro.

Realmente, existem pessoas que se polarizam e podem até ser como os exemplos acima. Mas, a verdade é que, se você quer empreender e ter sucesso, não poderá deixar de investir em autoconhecimento e vou te explicar o motivo.

 

Investir em autoconhecimento é investir no seu negócio.

autoconhecimento investimento


Não importa qual é o seu negócio, ele vai depender de clientes. Isto é, vai precisar de pessoas para comprar o que você vende.

Um dos segredos está justamente em conhecer o comportamento do outro. E assim, usar as técnicas e ferramentas para que ele se interesse por você, pelo seu produto ou serviço.

A melhor maneira para isso acontecer é investindo em autoconhecimento. Pois, quanto mais você se conhece, mais identifica no outro aquilo que precisa saber para usar a seu favor.

Não pense que isso é manipulação ou qualquer outro nome que queira usar para afirmar o uso de algo errado. Isso porque, o que você souber nesse sentido, é como uma simples faca. Isto é, pode ser usada tanto para preparar um alimento, tanto para cometer um crime.

Um simples exercício de autoconhecimento pode começar aqui mesmo, caso você tenha a crença de que supostos “poderes” serão usados para enrolar pessoas e fazê-las acreditar no que as oferecem.

Algumas crenças, como essas, podem ser quebradas com o conhecimento de si mesmo. Ou seja, através de um trabalho de autoconhecimento, vai “desbloquear” o que existe apenas na sua mente e pode te impedir de ter o sucesso profissional que tanto sonha.

Invista em tudo que puder e seja o melhor do seu ramo. Mas, não deixe de tirar um tempo para investir no seu maior patrimônio: você mesmo. Certamente, também na sua maneira de pensar. E melhor, impactando diretamente nos resultados do seu negócio, visto que tudo começa com um pensamento e, talvez, seja justamente ali que uma alteração precisa ser feita para que de fato decole e alcance o topo.

 

Autoconhecimento nada mais é do conhecer-te a ti mesmo.

autoconhecimento


Muito atribuída a Sócrates, mas também com teorias afirmando ser de Pitágoras, Heráclito e Tales de Mileto, a frase: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”, é um aforismo grego que mostra a importância do autoconhecimento.

Melhor dizendo, na psicologia se revela importante para que o indivíduo valorize a própria vida, aumente sua autoestima e tenha mais equilíbrio emocional. 

Portanto, dentre outras áreas, vai fazer muita diferença no âmbito profissional. Assim, tornando a pessoa mais propensa ao sucesso por saber lidar melhor com os problemas que uma carreira de sucesso terá no meio da jornada.

 

Conclusão


Um outro assunto que você pode encontrar no meu blog é a amplamente difundida Inteligência Emocional. Embora esteja muito relacionada com o empreendedorismo, nada mais é do que uma forma de autoconhecimento mais específica e direcionada.

Livros, vídeos, cursos, palestras ou workshops. A maneira de se conhecer melhor e investir em autoconhecimento são grandes e você deve escolher a que se sinta melhor e produza em você os resultados que gostaria.

Invista no seu negócio e alcance o topo merecido, mas não deixe de olhar e também investir no seu maior patrimônio: você.

 

 

Nilo Silva
Nilo Silva
Sou graduado em educação física, empreendedor, palestrante e escritor. Procuro motivar e ajudar o pequeno empreendedor para conquistar e batalhar pelo seu sonho: a sua pequena empresa. Escrevi o livro "QAP Total: Pronto para o Sucesso", contando minha história e apresentando algumas ferramentas e técnicas que me ajudaram com a minha empresa (Ultrashop Suplementos) e ajudam até hoje. Sou um guaratinguetaense apaixonado buscando o aprendizado contínuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *