Site do INSS: Informações sobre cadastro e assistência - Nilo Silva
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INSS: como a falta de informação pode ser prejudicial
17/07/2020
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25/07/2020
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Site do INSS: Informações sobre cadastro e assistência

SITE DO INSS

Um dos grandes empecilhos para qualquer cidadão que vai utilizar os serviços do INSS começa logo no início. Você pode ter acesso através do site, do aplicativo ou do telefone. De qualquer maneira, em algum momento, será necessário anexar alguns documentos, que precisarão ser digitalizados para serem enviados depois. No final das contas, independente do canal de atendimento que preferir inicialmente, acabará acessando o site do INSS, sendo necessário fazer um cadastro. E aí já pode começar a ter um dos problemas.

O site do INSS por ter muitos acessos, geralmente é congestionado e eventualmente pode dar alguns erros, travar ou ser necessário esperar um certo tempo até poder de fato utilizar, como qualquer outro site que esteja congestionado. Não é algo que obrigatoriamente vai acontecer, mas muito comum e não se surpreenda caso passe por isso.

 

Verifique se o site do INSS teve alterações

Outra coisa que você também pode presenciar são as alterações no site, devido as constantes atualizações. Você se acostuma a utilizar de determinada maneira e quando se dá conta, tem algo diferente.

Não é nada que não seja resolvido com um pouco mais de atenção naquele momento. Mas, como essas mudanças são constantes, pode causar uma certa irritação no usuário, especialmente se ele for alguém com mais idade ou que não tenha tanta facilidade em utilizar a internet.

 

 

Cadastro no site do INSS

Na hora de efetuar o seu cadastro no site do INSS, para que efetivamente possa ter acesso aos inúmeros serviços públicos a que você tem direito, talvez tenha mais dificuldades.

Existe um questionário a ser preenchido, que por motivos óbvios tem o objetivo de garantir a segurança e evitar possíveis fraudes. Porém, essas questões, embora sendo a seu respeito, podem te fazer parar por um tempo para responder. Isso porque não são apenas dados comuns como nome, data de nascimento ou algo assim. São questões um pouco mais complexas que, embora sejam da sua vida profissional, você talvez não saiba de cabeça. Por exemplo, pode ser que precise consultar sua carteira de trabalho, tenha ela em mãos também.

Sem esse cadastro preenchido corretamente, você não acessa absolutamente nada e não pode requerer nenhum benefício.

Talvez, você pense que indo diretamente em uma agência do INSS alguém vai te atender e ajudar. Infelizmente, isso não é possível, visto que todos os agendamentos são on-line e, portanto, direcionados para o site.

 

assistencia para acessar o site do inss

 

Assistência especializada

Tudo isso significa que, se precisar de alguma ajuda, nesse estágio precisará do auxílio de outra pessoa. E o auxílio a que me refiro acabará sendo necessário de qualquer maneira, uma vez que não basta agendar um atendimento no estilo “estou aqui e quero ser atendido”, porque isso não existe.

Você precisa saber exatamente o que quer. Isso significa que se você pretende se aposentar, por exemplo, deverá saber qual aposentadoria vai requerer e já será necessário mais um conhecimento específico sobre o assunto. É necessário analisar toda a sua documentação antes de dar entrada.

Em termos práticos e para facilitar o seu entendimento: será necessário saber contar o seu tempo de serviço corretamente. Não basta fazer uma conta simples como pode parecer. Caso insista nisso o seu requerimento será indeferido, o que não será da noite para o dia.

Ou seja, você perderá muito tempo com algo que você pode ter direito e apenas não conseguiu porque tentou sozinho e sem orientação. Se ainda assim você tentar novamente sozinho, esse ciclo se repetirá e facilmente levará muitos meses até que o seu problema se resolva e você tenha o seu benefício de fato concedido.

 

 

Conclusão

Tudo acontece porque antigamente o atendimento era restrito aos segurados do município e de forma direta, com o atendimento presencial. Hoje, a análise de um pedido de benefício protocolado pode ser feita por um técnico de qualquer parte do país, deixando todo esse processo mais lento.

Essa lentidão pode gerar um outro problema, que é quando o segurado quer saber a situação do seu benefício e ao entrar em contato com o INSS por algum de seus canais de atendimento, é informado de que seu pedido ainda está “Em Análise”.

Afim de ajudar todos pelo seu direito, como falo no artigo “INSS: como a falta de informação pode ser prejudicial”, aqui, no meu blog e no meu canal, você pode encontrar conteúdos exclusivos embasados, geralmente, na presença de um especialista no assunto.

E como vimos, o INSS não é somente para aposentados (ou para quem quer se aposentar). Portanto, no meio dos meus conteúdos, você também vai encontrar histórias de pessoas ainda jovens que recorreram aos seus direitos.

Se você tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário em qualquer um dos conteúdos. Ou entre em contato.

Além disso, compartilhe a informação e ajude a levá-la a mais pessoas.

 


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Nilo Silva
Nilo Silva
Sou graduado em educação física, empreendedor, palestrante e escritor. Procuro motivar e ajudar o pequeno empreendedor para conquistar e batalhar pelo seu sonho: a sua pequena empresa. Escrevi o livro "QAP Total: Pronto para o Sucesso", contando minha história e apresentando algumas ferramentas e técnicas que me ajudaram com a minha empresa (Ultrashop Suplementos) e ajudam até hoje. Sou um guaratinguetaense apaixonado buscando o aprendizado contínuo.

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