O filho quer um chocolate. A mãe diz que não pode porque ele vai almoçar e isso vai atrapalhar o seu almoço. Essa criança, muito esperta, diz que vai se deliciar com o doce preferido somente depois da sua refeição. E, assim, com sua técnica de vendas mesmo que inconsciente, convence a mãe a lhe dar o chocolate.
Essa relação, comum no dia a dia, nada mais é do que uma técnica de vendas. A criança superou a objeção e alcançou a sua meta: comer o chocolate. Ou seja, independente da sua área de atuação, a relação de compra e venda sempre estará presente.
Por isso, ignorar uma técnica de vendas por vezes ao achar que não é vendedor, é um grande erro. Um personal trainer vende seu serviço tão como um atleta vende a divulgação à empresa ao pedir patrocínio.
Muitos ignoram qualquer técnica de vendas com a ideia de que não são vendedores ou porque não trabalham com vendas diretas. Contudo, o sucesso de uma empresa só acontece se ela tiver êxito em vendas. E o mesmo vale para qualquer profissional liberal que vai vender o seu serviço.
Parece óbvio e fácil, né? Pois, não.
O fator psicológico exerce grande influência e está presente em qualquer técnica de vendas. Portanto, ter conhecimento sobre comportamento humano torna-se uma poderosa arma ao vender um produto ou serviço.
As pessoas realizam uma compra por diversos motivos e razões. Entender os sinais que ela dá é tão importante para o fechamento quanto conhecer algumas técnicas de persuasão e superação de objeções. Não se trata de ser uma pessoa inescrupulosa, que vai empurrar qualquer coisa a alguém. Mas, sim, entregar um produto a quem talvez esteja indeciso e usar de conhecimentos técnicos para estreitar esse relacionamento.
Uma técnica de vendas é realmente muito importante. Todavia, de nada vai adiantar se você não entregar um produto genuíno, que vá verdadeiramente resolver o problema do cliente. Albert Einstein disse: “se você não consegue explicar algo de forma simples, é porque você não o conhece bem”. Estude seu produto. Estude o quanto puder sobre vendas. Mas, tenha a certeza de entregar um produto de qualidade que vá ajudar a outra parte, sem pensar apenas no retorno financeiro. A consequência de ir na contra-mão é ter sua marca prejudicada e, depois, ter um trabalho maior para se reposicionar.
A relação de compra e venda existe em todas as áreas. Estamos vendendo o tempo todo, seja um produto físico, digital ou uma simples ideologia. Conheça uma técnica de vendas e saiba como fidelizar clientes para a garantia de sucesso em sua profissão ou negócio.
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