Não acerte o seu relógio com o de ninguém - Nilo Silva
O cara do chinelo e meia
02/08/2024
Meu Primeiro Emprego
08/08/2024
Exibir tudo

Não acerte o seu relógio com o de ninguém

A Faculdade da Vida

Na faculdade da vida, nem todos se formam ao mesmo tempo. Alguns levam mais tempo, outros menos. Há aqueles que nem sequer se formam. Deixando a filosofia de lado, o que quero dizer é que cada um tem o seu próprio ritmo de evolução pessoal. Alguns nem evoluem, e está tudo certo, pois é a vida deles, não a sua. A evolução a que me refiro é a de cada indivíduo. Sem essa de melhor ou pior. Não acerte o seu relógio com o de ninguém.

Mudanças nas Relações

Talvez você conheça alguém que, na sua visão de mundo, parece ter parado no tempo ou não tenha evoluído de alguma maneira, talvez em alguma área específica. Pode ser que haja uma pessoa com quem você tinha uma boa amizade, mas agora parece que a relação mudou. Não é que você não goste mais dela; é como se a amizade tivesse perdido um pouco da graça, esfriado. Essa pessoa não é culpada de nada, assim como você não é. O que acontece nesses casos é que, como cada pessoa tem seu próprio processo de evolução e visão de mundo, vocês acabaram se desconectando.

Amizades em Transformação

Não é que necessariamente a amizade tenha acabado ou que alguém tenha cometido um erro. Aquela amizade de adolescência que parecia eterna se transformou em algo que você não consegue definir. E está tudo bem. O incômodo que você pode sentir é desnecessário. Não é que alguém tenha ficado metido, arrogante ou se sinta superior. São vidas diferentes, que tomaram rumos distintos, e diversos fatores causaram esse afastamento.

Exemplo dos Adolescentes

Pense em dois adolescentes que cresceram no mesmo bairro, unidos, curtindo essa fase boa da vida, sem se preocupar com boletos e com a única obrigação de ir bem na escola. Um deles entra para o mundo do crime, enquanto o outro, embora não tenha sido seu sonho, se torna policial. Como você acha que ficará a amizade deles?

Às vezes, nenhum dos lados fez uma escolha errada. Apenas, por uma série de fatores, a vida ou o acaso os colocou em trilhos diferentes, sem que fosse possível perceber que talvez fosse apenas uma escolha. Simplesmente aconteceu.

Respeite o Tempo dos Outros

Tudo isso é para pedir que você não seja o chato da situação. Eu já fui esse chato, e vou explicar por quê. Às vezes, na nossa visão de mundo, queremos convencer os outros de que o nosso caminho é o melhor. Dessa forma, insistimos para que os outros tomem um rumo diferente. Apesar das boas intenções, precisamos respeitar o que mencionei no início do texto: na faculdade da vida, nem todos se formam ao mesmo tempo.

Respeite o Tempo dos Outros

Mentalidade e Evolução

Tudo isso se resume a uma palavra muito utilizada: mentalidade. Evoluir nada mais é do que ter uma mentalidade diferente, melhor, mais saudável ou qualquer outro adjetivo que queira usar e que signifique algo positivo. Sabe quando você vê alguém enfrentando dificuldades por escolhas erradas e, ainda assim, insiste? Podemos chamar isso de burrice, o que nada mais é do que a mentalidade dessa pessoa naquele momento, que ainda não evoluiu o suficiente para ter o controle que gostaria. Há coisas que faço hoje que antes eu não fazia. Minha visão de mundo mudou com a minha evolução. Se é certo ou errado, bom ou ruim, é outra história. O processo é meu. Pela vida que escolhi, acabei me afastando de diversas pessoas, da mesma forma que conheci outras. Não acerte o seu relógio com o de ninguém.

Respeito pelas Escolhas Alheias

É natural querer que todos sigam o caminho que achamos ser o melhor, mas será mesmo que é o melhor? Será que, na verdade, é apenas o melhor para nós? Querer ser o salvador e tentar tirar uma pessoa que gostamos de uma vida problemática é mais do que compreensível, mas até quando vale a pena insistir? Quanto tempo vale a pena perder tentando ajudar alguém que, às vezes, está deixando claro que nem quer sair do buraco?

Exemplo da Atividade Física

Exemplo da Atividade Física

Como profissional de educação física e praticante de exercícios, eu gostaria muito que o mundo todo incluísse a atividade física em sua rotina diária. Os benefícios são mais do que comprovados e unânimes. Ainda assim, muita gente permanece sedentária, sem usufruir das maravilhas que o exercício e os cuidados com a saúde proporcionam. Imagine se eu ficasse insistindo com as pessoas para que se exercitassem. Eu seria considerado um chato, talvez até invasivo para alguns. Cabe a mim respeitar o tempo de cada pessoa, sabendo que algumas irão se manter sedentárias, talvez pagando um preço alto por isso.

Você pode se posicionar e defender seu ponto de vista, mas precisa manter distância de atritos desnecessários, respeitando o momento da pessoa, mesmo que a veja se afundando cada vez mais. Não se trata de ser frio ou insensível, mas de inteligência e respeito pelas escolhas do outro, mesmo que inconscientes. Não acerte o seu relógio com o de ninguém.

Lembre-se: Não acerte o seu relógio com o de ninguém

Nilo Silva
Nilo Silva
Empresário, palestrante, criador de conteúdo, e escritor do livro QAP Total - Pronto para o sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *