Certamente em algum momento da vida você teve um mentor. Aquela pessoa mais experiente ou com maior conhecimento técnico, profissional ou pessoal, que influenciou a sua tomada de decisões.
Um mentor pode ser um parente, amigo, chefe, professor ou até mesmo um livro que te inspirou a tomar alguma atitude. É alguém que serve de espelho, que incentiva, dá conselhos e funciona como uma luz na hora que você precisa.
O mentor não julga, mas traz clareza. Dando suporte e encorajamento a seu aprendiz, que também pode ser chamado de aluno. Portanto, maximizando seu potencial, desenvolvendo suas virtudes e aprimorando sua performance.
As crianças geralmente se espelham em adultos na fase do desenvolvimento de sua personalidade. E por esse motivo seus mentores devem ser pessoas com valores morais justos e éticos. Isso torna o processo de educação de extrema importância. Uma vez que, seus principais mentores no período escolar serão os professores e demais envolvidos no processo de aprendizagem.
Na fase adulta ocorre o mesmo, com diversos líderes possuindo seus mentores. Segundo Chico Xavier, seu mentor foi Emmanuel, um espírito que teria sido em outras vidas um sacerdote e depois um cônsul. Eike Batista afirma que sua mãe foi sua mentora, cujo carinho e palavras de incentivo serviram como injeções de ânimo para os negócios no futuro. O filósofo Aristóteles foi o mentor do rei da Macedônia Alexandre, o Grande.
Com o foco no seu aprendiz, a sua função é estimular seus sonhos, sua autenticidade e persistência. Ajudando na superação de obstáculos e a alcançar seus objetivos de forma segura e eficaz.
O mentor não resolve problemas nem decide pelo seu discípulo. Mas, junto com ele pode desenvolver as habilidades necessárias para a sua solução. Ou seja, tirando o que há de melhor em seu aprendiz para que ele evolua pessoal e profissionalmente.
Quem foi, é ou pode ser o seu mentor? Quem é aquela pessoa que você confia e se espelha na hora de tomar alguma decisão? Que tal se aproximar dela e pedir a sua ajuda? Talvez uma grande mudança na sua vida comece justamente com essa atitude.
O que você achou deste artigo? Leia mais sobre assuntos relacionados em meu blog.