Autoconhecimento: Você se conhece? - por Nilo Silva

Autoconhecimento: Você se conhece?

O que é um Mentor? Como ele Influencia em sua Vida?
01/03/2017
Como Mudar Comportamentos e Hábitos
25/05/2017
Exibir tudo

Autoconhecimento: Você se conhece?

Muitas pessoas não sabem do quanto faz bem o autoconhecimento. Facilmente encontramos pessoas focadas em suas vidas profissionais e em todos os afazeres que para elas são importantes. Até aí tudo bem, pois realmente precisamos ter objetivos e executar ações que nos levem em direção a eles. Mas e o conhecimento de si próprio, de suas emoções e do que é relevante internamente?

 

O que é Autoconhecimento?

autoconhecimentoO autoconhecimento torna-se importante para que possamos entender quem somos. Além de fortalecer nossa autoestima e entender porque agimos de determinada maneira.

Certamente você conhece alguém que profissionalmente é bem sucedido, mas é triste ou infeliz. Em grande parte, isso se dá pela falta do autoconhecimento. Um processo que permite a pessoa saber seus verdadeiros anseios e adequar sua rotina de acordo com a sua personalidade, conquistando uma vida equilibrada.

Num primeiro momento não é necessário contratar nenhum profissional especializado em comportamento humano. E sim, apenas se observar, se questionar e ter a percepção de como está a sua vida e se está vivenciando o que gostaria e como gostaria.

Frases como “Deixa a vida me levar” podem ser legais se usadas em algum trecho musical. Mas, na vida real isso é negativo, sob pena de sentir que a vida não tem sentido. Em outras palavras, a sensação de vazio como se algo estivesse faltando.

Pessoas que se conhecem melhor são mais felizes. Vivem plenamente e desfrutam de todos os benefícios que o autoconhecimento oferece. Portanto, se sentindo mais vivas, completas e seguras de si, libertando-se da condição de vítimas e assumindo a responsabilidade pelo próprio destino.

Não importa a profissão, sexo ou idade. O autoconhecimento é sempre de grande valia em qualquer época da vida e diante de qualquer contexto. Com seus benefícios sendo refletidos em todas as áreas, descobrindo a verdadeira vocação e fortalecendo a auto estima.

 

Conclusão

Como nem tudo são flores, durante esse processo podem ser encontrados diversos pontos negativos. Tais como frustrações ou outras fraquezas, que diante de uma análise mais racional podem ser superados. Sempre com o objetivo de nos sentirmos vitoriosos diante de nós mesmos.

Assim como a avaliação clínica é importante quando vamos ao médico, olhar para dentro é importante para nosso bem estar geral. Assim, eliminando dores, superando obstáculos psicológicos e fortalecendo áreas que talvez não tivessem sido vistas anteriormente.

Conhece a ti mesmo e irá conhecer uma vida melhor e mais plena, em todos os sentidos.

O que você achou deste artigo? Leia mais sobre assuntos relacionados em meu blog.

 

Nilo Silva
Nilo Silva
Nilo Silva - CREF 138079-G/SP, empreendedor e fitness coach, é proprietário da UltraShop Suplementos, graduado em educação física e especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor e vlogger, Nilo é apaixonado por saúde e acredita no poder que ela tem junto ao controle da mente na evolução de cada pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *