“Se quiser ter uma vida plena, prenda-a a um objetivo, não às pessoas nem às coisas”. Albert Einstein.
Muitos de nossos objetivos e desejos diversas vezes não são efetivamente alcançados pela falta de estratégia e conhecimento ao traçá-los. Apenas querer alguma coisa não significa que isso vai acontecer se você não fizer nada na sua direção. Com 5 passos simples seus objetivos ficam muito mais claros e você poderá seguir uma rota que o levará na direção da sua realização.
Não adianta por exemplo dizer “quero perder peso” ou “quero ser feliz”. Tem que ser o mais específico possível, como “quero perder 5 quilos” ou “quero ter determinado cargo nessa empresa/órgão, ganhando tal salário”. Nessa primeira etapa tudo que for subjetivo dificulta os demais passos. Então seja bem claro e específico no que quer, ok?
Isso porque, você se sentirá motivado a continuar na direção do seu objetivo. Se seu objetivo é por exemplo perder 5 quilos, ao perder 1 quilo é possível mensurar (medir) que está no caminho correto. Se quer um determinado cargo poderá medir se já possuir ou estiver buscando a qualificação para a função, enviando currículo ou conhecendo a empresa.
Agora você precisa definir as ações para alcançar seu objetivo. Quer perder peso? Então é necessário praticar alguma atividade física, cuidar da alimentação, fazer seus exames clínicos para ver como está sua saúde geral. Traçando pequenas metas aos poucos irá ficar cada vez mais perto do seu objetivo.
Quanto a realização desse objetivo é importante para você? Quais serão seus ganhos? Como sua realização vai contribuir na sua vida? Que impacto isso terá?
Quer perder 5 quilos até quando? Seu cargo na empresa que você definiu e com o salário almejado será conquistado em que data? Aqui também a especificação é importante. Trace uma data específica e não use nada do tipo “Quando tiver que ser será”, ok?
Esses 5 passos são infalíveis na hora de traçar seus objetivos, sejam eles quais forem , em qualquer área. A clareza é muito importante, pois algo que fica vago e de forma subjetiva tem uma chance muito pequena de se concretizar. Afinal estamos falando dos seus objetivos, seus sonhos e desejos. Sempre vale a pena conquistar. E mais uma dica: Ao conquistar cada meta não esqueça de comemorar, pois são as pequenas vitórias que farão de você um grande vencedor.
O que você achou deste artigo? Leia mais sobre assuntos relacionados em meu blog.