O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

De tudo um pouco
DE TUDO UM POUCO | O PROFISSIONAL COMPLETO
17/07/2017
Própria História
A IMPORTÂNCIA DA NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA
12/12/2017
Exibir tudo

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

left and right brain functions

Segundo Daniel Goleman, conhecido como “o pai da inteligência emocional”, ninguém nasce predisposto ao sucesso ou ao fracasso, e a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e os dos outros pode determinar a vida que temos, culminando em uma sequência de vitórias ou derrotas.

Mas o que vem a ser inteligência emocional? Como posso me beneficiar com ela? Funciona mesmo? Dúvidas como essas são bastante comuns a respeito de um assunto muito útil para qualquer pessoa e de qualquer profissão, uma vez que seus benefícios atingem a vida como um todo e não somente nessa ou naquela área.

Certamente em algum momento da sua vida você já tomou uma atitude que produziu um resultado negativo, correto? Quando passou o famoso “calor da emoção” e a razão predominou ficou claro que aquela decisão não foi a mais acertada, mas já era tarde e as consequências foram inevitáveis. Note que a atitude foi motivada por alguma emoção e saber lidar com elas é o grande segredo da inteligência emocional.

Num primeiro momento pode até parecer difícil e talvez você tenha dificuldades em lidar com suas emoções, mas é perfeitamente possível para qualquer pessoa melhorar todas as áreas da sua vida, uma vez que a maioria das situações de trabalho e de vida são envolvidas por relacionamentos pessoais, o que envolve emoções e quem tiver mais habilidades de relacionamento humano terá mais chances de sucesso.

Desenvolver a inteligência emocional não significa ficar isento de qualquer sentimento ou conseguir através de alguma técnica esquisita se abster de qualquer reação quando for exposto a situações que possivelmente gerariam uma emoção negativa. Ela serve para equilibrar seus comportamentos e atitudes diante das suas habilidades quando expostas a algum estímulo que possa “destemperar” a sua rotina e prejudicar o seu trabalho ou área da sua vida.

Sendo assim o autoconhecimento torna-se muito importante neste processo e uma dica é observar quais situações do seu dia-a-dia causam sentimentos de raiva, alegria, frustração, medo, dentre outros. A partir daí e de forma racional é possível controlar os comportamentos provenientes de suas emoções, conhecendo o seu perfil emocional.

Já se deparou com uma pessoa que você considera inteligente, muito boa em projetos e planejamentos mas para lidar com outras pessoas é considerada ruim? Isso acontece porque do ponto de vista cognitivo ela é muito eficiente, mas possui uma deficiência em sua inteligência emocional, com pouca capacidade de lidar com suas emoções e de identificar as emoções dos outros.

A boa notícia é que a inteligência emocional pode ser desenvolvida através de um processo onde inicialmente o indivíduo precisa se conhecer melhor e identificar a relação entre acontecimentos e suas emoções, tirando proveito disso e evitando resultados negativos consequentes de uma atitude motivada pelo seu estado emocional, se desenvolvendo como pessoa e alcançando mais facilmente o sucesso.

Nilo Silva
Nilo Silva
Nilo Silva - CREF 138079-G/SP, empreendedor e fitness coach, é proprietário da UltraShop Suplementos, graduado em educação física e especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor e vlogger, Nilo é apaixonado por saúde e acredita no poder que ela tem junto ao controle da mente na evolução de cada pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *