Motivação: você sabe como usá-la corretamente? - Nilo Silva

Motivação: você sabe como usá-la corretamente?

Atividade Física: Saúde ou Estética?
04/08/2016
Obesidade: Compulsão Alimentar e Fatores Emocionais que Provocam o Aumento de Peso
24/11/2016
Exibir tudo

Motivação: você sabe como usá-la corretamente?

Vamos observar os Jogos Olímpicos. Tempo de motivação onde podemos ver os exemplos de superação. Seja de dor, distância dos amigos e familiares, dificuldades financeiras, além de muita garra por parte dos atletas.

Discursos do tipo “não desista de seus sonhos” ou “você pode tudo que quiser” são comuns e muito inspiradores. Mas, precisam servir de base para que alcancemos nossos objetivos. E não apenas permitindo aquele gás que frases acompanhadas de imagens e músicas proporcionam.

O cidadão vê a vitória de um atleta. O sorriso no rosto pela sua merecida bravura e conquista de uma medalha. Naturalmente, fica motivado com toda aquela situação e trata de sair em busca de seus sonhos. Portanto, afirmando que já é um vencedor. E que desde que estava no ventre da sua mãe já tinha conquistado a vitória na corrida pela vida. Além de todos aqueles pensamentos encontrados facilmente por aí.

Particularmente acho isso ótimo e muito válido. Desde que aliado a racionalidade e consciência dos passos a seguir para chegar onde se pretende.

 

A motivação ajuda?

homem usando sua motivaçãoDe que adianta sair cheio de energia, motivação, sem saber o caminho a percorrer?

Provavelmente essa atitude teria como consequência uma frustração pelo fato de não dar os resultados que se almeja.

Voltando aos atletas como exemplo. É preciso saber quais as estratégias ele criou para a sua vitória. Como foi o seu treinamento, que tipo de alimentação adotou e que contribuiu para o seu resultado. Além de quais exames clínicos foram feitos para potencializar seus treinos e diminuir as possibilidades de lesões. Quem foram seus parceiros durante toda a fase de preparação… E tudo mais que um atleta de alto nível precisa para se consagrar campeão.

Tudo isso em conjunto com o suporte psicológico vai proporcionar a ele as habilidades e competências necessárias para chegar ao topo. O que geralmente não é muito, visto a cobertura pelos meios de comunicação focar mais no final do projeto e especialmente nos momentos de vitória.

O merecimento está ligado ao que você faz para conquistar seus sonhos. Não apenas pelo fato de querer e afirmar ter a motivação necessária, que é de grande importância, mas sozinho não dará o resultado que quer.

Use a motivação com razão

Encha-se de gás e força interior para chegar onde quiser. Mas, use também a razão para traçar seu plano de ação. O que precisa fazer para conquistar seu sonho? Vai precisar de ajuda? Existe a necessidade de algum conhecimento específico?

Contar com a sorte ou o famoso “seja o que Deus quiser” só deve ser utilizado depois que já tiver feito tudo que deveria para ser o campeão da sua própria vida, pois a vitória é dos que acreditam nela, mas principalmente do que trabalham efetivamente para que ela aconteça.

O que você achou deste artigo? Leia mais sobre assuntos relacionados em meu blog.

 

Nilo Silva
Nilo Silva
Nilo Silva - CREF 138079-G/SP, empreendedor e fitness coach, é proprietário da UltraShop Suplementos, graduado em educação física e especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor e vlogger, Nilo é apaixonado por saúde e acredita no poder que ela tem junto ao controle da mente na evolução de cada pessoa.

1 Comment

  1. […] vitória dos outros deve ser usada para motivar e nunca para […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *