Quem se compara, para: Expectativas e Realidade - Nilo Silva
Se eu fosse você…
22/07/2024
Soma, ou some!
28/07/2024
Exibir tudo

Quem se compara, para: Expectativas e Realidade

Celular na mão, sentado ou deitado em algum canto, rolando a tela aleatoriamente e vendo pessoas felizes, em aparente férias eternas, sorridentes e super realizadas, como se não tivessem problemas. Muito tempo se passa, enquanto na mente fica a ideia de que a vida é uma porcaria porque todo mundo está feliz e super realizado, diferente de mim. Se identificou com essa cena? Quem se compara, para!

A Ilusão da Perfeição

Não imagino quantas vezes isso já me aconteceu, e o resultado foi sempre o mesmo. Minha vida parecia uma droga enquanto as outras pessoas pareciam esfregar na minha cara uma vida que só eu não tinha. Ninguém parecia ter problemas com dinheiro, dor de barriga, ou preocupações diversas; nada que pudesse abalar aquele sorriso perfeito depois de tantas e tantas fotos tiradas até encontrar uma boa, além dos filtros utilizados.

É Inevitável Comparar

A comparação é inevitável. Uma hora, mesmo sem perceber, você vai se pegar comparando sua vida com a de outras pessoas. Vai comparar o que vê nos outros com o que sabe de si mesmo. E é aí que está o problema. Vivemos em um mundo onde a felicidade é praticamente obrigatória e todos querem demonstrar que são imensamente felizes, mesmo que tudo não passe de uma fachada, muitas vezes para se sentir superior ou algo do tipo.

Reflexões e Experiências Pessoais

Um dia, na academia, uma personal trainer comentou comigo que estava passando por esse tipo de problema. Ela afirmou que passava horas nesse cenário que descrevi, enquanto achava a própria vida sem graça. Chega a ser engraçado o fato de ela mesma afirmar que entende isso e ainda assim se sentir mal. Acredito que parte disso possa ser pela falta de maturidade. Creio que com o passar do tempo a gente acaba não ligando mais para isso. Confesso que isso não me afeta nem um pouco. Nunca parei para tentar entender, mas ver pessoas felizes nas redes sociais não me incomoda. Às vezes, até dou risada, pois sei que a vida da pessoa não é nada daquilo que ela mostra. Mas para mim tanto faz. É a vida dela. Eu simplesmente não me importo.

Inspiração em Vez de Comparação

Tem uma coisa que faço bastante e que, de certa forma, pode até parecer comparação, mas é apenas uma espécie de admiração ou reconhecimento por algo que vi. É o espelhamento da pessoa em algum sentido. Vejo que aquela pessoa conquistou algo que queria e tento enxergar o caminho que ela trilhou até conseguir, sabe? Pode ser algo profissional ou pessoal. Tento enxergar o que ela fez e até comparo com a minha situação atual, para poder mudar alguma coisa e conseguir realizar a mesma coisa, se for do meu interesse.

Aprendizado e Crescimento Pessoal

A visão que julgo mais inteligente é a de procurar entender o caminho e aplicá-lo à minha vida. Não é assim que muitas vezes a gente faz? Perguntas do tipo “o que você fez para conseguir?” são bem comuns e demonstram o que geralmente eu faço. Com essa maneira de ver as coisas, não me comparo exatamente, mas me espelho e me inspiro, aprendendo com a pessoa mesmo que ela nem imagine isso.

Olhar Além da Superfície

Costumo dizer que o ponto de vista nada mais é do que a vista por um ponto. Basta olhar de forma diferente aquilo que vê, escolher aprender com a situação ao invés de permitir que a comparação te segure ou impeça de ir para frente. Faça o teste e depois me conte.

Nilo Silva
Nilo Silva
Empresário, palestrante, criador de conteúdo, e escritor do livro QAP Total - Pronto para o sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *