Pedro Teixeira, Personal Trainer – CREF 165424-G/SP.
Opa, tudo bem? Sou Nilo Silva, candidato a vereador de Guaratinguetá.
Nessa página, apresento uma de minhas propostas de governo. Espero poder contar com seu voto. Meu número é 14014.
Se quiser, você pode me mandar um WhatsApp (clique aqui) para mais informações, dúvidas ou sugestões.
Vamos lá…
As Academias ao Ar Livre (AAL) fazem parte de um maravilhoso projeto público que proporciona uma vida saudável para a população. Ainda mais para quem não tem condições de pagar uma academia tradicional.
Disso tudo você já sabe e o projeto dispensa mais elogios. Mas, tem algo que ainda pode ser melhorado…
Se você pratica ou já praticou qualquer exercício físico, sabe como é bem melhor realizar o exercício orientado por um profissional. Como você já deve imaginar o intuito dessa proposta, vamos direto ao assunto…
A proposta Amigo Personal visa disponibilizar gratuitamente um professor de Educação Física nas Academias ao Ar Livre do município de Guaratinguetá.
O amparo e a orientação de um profissional podem melhorar muito o seu exercício. Os Profissionais de Educação Física são os únicos habilitados a planejar o grau de dificuldade do exercício para cada indivíduo, a quantidade de repetições, a postura ideal, a execução do movimento e as possíveis restrições.
Além disso, quando os exercícios são praticados de forma errônea, a saúde de quem os pratica entra em risco. Isso porque, o aluno pode sofrer lesões e, em casos raros, vir a óbito.
A Prefeitura de São José dos Campos foi condenada pelo TJ-SP a indenizar em R$ 50 mil os pais de um menino de 13 anos, que teve um dedo do pé amputado depois de ter sofrido uma queda de um aparelho de ginástica em uma praça.
A Prefeitura recorreu, argumentando que havia sinalização de que o aparelho era inadequado para crianças e que o pai do menino tinha o dever de vigiá-lo. Entretanto, o relator do caso entendeu que o município tinha a obrigação de disponibilizar um Profissional habilitado para orientar os usuários, além de fazer a manutenção dos aparelhos.
De acordo com o Presidente do CREF4/SP, Flavio Delmanto – CREF 000002-G/SP, todos os 645 municípios de São Paulo receberam ofícios com orientações do Conselho quanto à importância da presença de um profissional que oriente os usuários dos aparelhos.
Com a minha proposta Amigo Personal, a presença de um profissional trará muito mais segurança para os usuários, uma vez que não estarão sozinhos em suas práticas de exercícios, promovendo a saúde de maneira correta, sem o risco de se machucar.
É importante ressaltar que grande parte dos usuários das academias ao ar livre são idosos. Ou seja, que necessitam ainda mais de um cuidado na prescrição dos exercícios. Além disso, muitas pessoas relatam sentir vergonha por não saberem executar corretamente os movimentos sozinhas, deixando até de se exercitarem
Outro benefício da proposta Amigo Personal é referente a manutenção dos aparelhos. O que podemos presenciar após a inauguração de uma Academia ao Ar Livre (AAL) é que a mesma não tem nenhum tipo de manutenção preventiva, colocando em risco seus usuários. O Profissional de Educação Física não irá necessariamente efetuar a manutenção, mas ao perceber que os aparelhos precisam de manutenção, acionará a secretaria para que faça seu reparo
A minha proposta Amigo Personal visa dispor um Profissional de Educação Física nos locais onde estão disponibilizadas as Academias ao ar Livre, em horários predeterminados.
Aliás, todas as informações como o nome do profissional, horários e em qual academia estará deverão constar no site da secretaria de esportes e/ou em outros meios que possibilitem ao cidadão ter acesso a essas informações.
Obrigado pela sua atenção e por ler até aqui.
1 Comment
Sensacional, já foi um dos assuntos abordados com meus amigos profissionais da área da saúde, e é visível a necessidade de um profissional para estar orientando as pessoas, uma proposta incrível, dando oportunidade a quem também não tem condições de manter uma academia em busca de uma boa qualidade de vida.