O PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional) é elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo. Tem como objetivo qualificar o cidadão desempregado para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. Os cursos do programa têm carga horária de cerca de 230 horas.
Durante o período do PEQ, os alunos recebem auxílio-transporte, lanche e material didático. Contudo, para ser válido o auxílio, o aluno não pode receber seguro-desemprego nem benefícios da Previdência Social.
Entre os dias 20 de julho e 27 de agosto de 2018, três cursos foram ministrados em Guaratinguetá. Sendo eles: auxiliar de logística, assistente administrativo e técnicas de vendas.
Com orgulho e muito trabalho, fui o responsável pela implantação do PEQ em Guaratinguetá. Isso porque, como empresário e dono de uma loja em Guaratinguetá, sempre acreditei na economia local.
Assim sendo, um programa que qualifique o candidato para o mercado de trabalho e ainda o auxilia com um benefício em dinheiro, definitivamente traz benefícios para a cidade.
Em questão, foram 90 alunos atendidos pelo programa. Portanto, além de se qualificarem, receberam uma bolsa no valor de R$ 660,00 para estudar. E isso fomentou mais de R$ 100.000,00 para a economia de Guaratinguetá, que foram distribuídos para os alunos, para alimentação e para os professores.
O local, que foi cedido pela Universidade Metodista de Guaratinguetá, e meu trabalho, foram oferecidos gratuitamente para contribuir com a cidade e trazer o PEQ.
A Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho (SERT), por meio de sua Coordenadoria de Políticas de Emprego e Renda, foram responsáveis por viabilizar o PEQ em Guaratinguetá.
E aí, o que você achou? Leia meu blog para mais assuntos de empreendedorismo.
2 Comments
Parabéns Nilo!!!
Hoje temos algumas ações como está que você citou, o Qualifica Guará que oferece vários cursos profissionalizantes, gratuitos, com material didáticos, com uma carga horária de 160 horas.
A ETEC também oferta cursos profissionais, gratuitos, com lanches e material didático.
É o caso do SENAC também, mas, toda experiência é oferta são dignas de nota e com certeza deve ser analisado pelo canal competente Em Guaratinguetá a responsável pelo Qualifica Guará é a Mônica e a Secretaria é a de Promoção Social.
Mas, parabéns, se pudermos ajudar nos trâmites e tratativas que possa resultar e positividade de ofertas de Cursos aos nossos Munícipes, conte conosco.
Essas opções que citou são interessantes e conheço de perto. O grande diferencial do curso que explico no meu texto é o fato da bolsa paga no final do curso. Todo aprendizado é válido, mas se ainda assim tiver um valor a receber no final, é melhor ainda, né? rs