Obesidade: Compulsão Alimentar e Fatores Emocionais

Obesidade: Compulsão Alimentar e Fatores Emocionais que Provocam o Aumento de Peso

Atividade Física: Saúde ou Estética?
04/08/2016
emoções vs razão
Beber, Cair e Levantar: Emoções vs Razão
14/02/2020
Exibir tudo

Obesidade: Compulsão Alimentar e Fatores Emocionais que Provocam o Aumento de Peso

Um assunto muito abordado em minha loja, a Ultrashop Suplementos, é a obesidade. Como eu falo bastante sobre motivação, mentalidade e emoção, decidi trazer o assunto para cá. A verdade nua e crua: ninguém está acima do peso por acaso. Sempre tem um motivo que justifique o excesso que pode comprometer a saúde e a autoestima. Portanto, interferindo na vida cotidiana de diversas maneiras. As causas são diversas. Dentre elas podemos incluir os fatores emocionais como o de maior impacto no aumento de peso e obesidade. Somos seres emocionais. E pode-se dizer que as emoções guiam as nossas vidas. Ou seja, fazendo com que tomemos ou não uma determinada atitude. Como por exemplo: adotar hábitos não saudáveis que podem comprometer a saúde e o aumento de peso.

 

Como a Obesidade se manifesta através das emoções?

obesidade e infelicidadeUma situação aparentemente simples para uma pessoa pode ser o fim do mundo para outra. De acordo como ela encara um evento, ela pode buscar uma fuga para o incômodo emocional de certo momento, encontrando na comida a solução temporária. Essas alterações emocionais basicamente podem se manifestar na forma de nervosismo, depressão ou ansiedade. Certamente você já se pegou comendo alguma coisa gostosa (e calórica) para se “livrar” daquela emoção ruim a que se expôs por algum motivo.

Dentre as três manifestações emocionais que interferem no aumento de peso, a ansiedade é sem dúvida a que mais resulta em obesidade. Sensações como falta de ar, dor no peito, insônia ou angústia são os sintomas clássicos da ansiedade e fazem parte do dia-a-dia de muita gente. Normalmente, desencadeadas por algum acontecimento externo, como problemas no trabalho, nos relacionamentos ou qualquer outra situação que não seja muito bem resolvida internamente. Faz sentido para você? Se identificou com esse panorama? Ou conhece alguém que pode estar passando por isso?

 

Como lutar contra a Obesidade

compulsão alimentarSeria chover no molhado dizer que uma pessoa precisa ingerir menos calorias para emagrecer, pois é bastante óbvia essa afirmação. Preciso dizer que um prato de lasanha é mais calórico que um prato de salada? É do seu conhecimento que uma caixa de bombom é muito mais calórico do que um único bombom?

Atendo diversas pessoas que afirmam saber dessa relação de calorias e perda de peso. Contudo… Ao aprofundar sobre o assunto, o relato é de que até tentam fazer essa redução de forma consciente, mas que não resistem e precisam comer mais, se alimentando fora de hora e ingerindo alimentos altamente calóricos.

Nesses casos o aumento de peso não é causado somente ou diretamente pela alta ingestão calórica, e sim pela ansiedade, sendo ela a responsável pelo excesso ingerido e devendo ser o foco principal, não adiantando apenas elaborar uma dieta, pois dificilmente será seguida.

É daí que surge a chamada Compulsão Alimentar, impulsionando a pessoa a comer mais, ainda que não perceba. É por isso que muitos gordinhos afirmam que não comem tanto, pois não têm a percepção desse comportamento, o que quebra o mito popular de que as pessoas que estão acima do peso são mentirosas ao afirmarem que não comem muito.

Realmente em muitos casos as pessoas acima do peso não comem mais do que precisam, mas pela ansiedade acabam engordando por uma questão hormonal.

Conclusão

Se você se considera uma pessoa ansiosa a ponto de não conseguir ter autocontrole diante da comida procure ajuda profissional. As emoções influenciam sua vida e o mesmo acontece quando o assunto é o ganho de peso. Controle suas emoções e sua saúde responderá a altura.

 

O que você achou deste artigo? Leia mais sobre assuntos relacionados em meu blog.

Nilo Silva
Nilo Silva
Empresário, palestrante, criador de conteúdo, e escritor do livro QAP Total - Pronto para o sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *