Já mencionei em outras publicações que tudo é uma relação de compra e venda. Sempre que alguém deseja convencer outra pessoa a fazer algo, estamos lidando com uma venda. Portanto, seu sucesso profissional está diretamente relacionado à habilidade de vender algo, seja um produto, serviço ou qualquer outra coisa, mesmo que subjetiva. Conhecimento e Reconhecimento é igual a Autoridade.
Uma das práticas que adoto com frequência é a leitura. Inclusive, já publiquei um livro e estou preparando o segundo. Também sou um ávido consumidor de conteúdos em vídeo, como cursos online, podcasts e outros formatos que me proporcionem conhecimento geral.
A razão para isso é simples. Quanto mais estudo, mais aprendo, e quanto mais conhecimento tenho, melhor consigo resolver ou evitar problemas. Você compra um curso porque alguém possui um conhecimento que você ainda não tem. Assim, você adquire informação e passa a saber mais do que sabia antes, tornando-se mais capacitado em determinado assunto. À medida que resolve ou evita mais problemas, sua reputação cresce em relação à área em questão. Conhecimento + Reconhecimento = Autoridade
Não adianta apenas aprender e se tornar muito bom em algo; é preciso demonstrar esse conhecimento. É fundamental que os outros reconheçam você como especialista no assunto ou, pelo menos, como alguém com grande entendimento sobre ele. A partir desse reconhecimento, surge a autoridade, um fator extremamente poderoso para vender um produto, serviço ou para fortalecer sua marca pessoal.
As pessoas precisam ser convencidas na hora de adquirir um produto, e isso pode acontecer de várias formas, sendo a autoridade uma delas. Pense em um médico em uma especialidade específica que você reconhece como autoridade. Agora, reflita sobre os motivos que levaram você a essa percepção. De alguma forma, mesmo que inconsciente, ele demonstrou um alto nível de conhecimento e foi reconhecido por um grande número de pessoas.
Outra vantagem de possuir autoridade é a possibilidade de cobrar um valor mais alto por um serviço. Esse mesmo médico, por exemplo, provavelmente cobra mais do que outros profissionais da mesma especialidade. Um dos motivos para isso é que ele demonstrou mais conhecimento e foi reconhecido como especialista, gerando a autoridade necessária para que seus pacientes paguem mais pelo serviço. É uma lógica simples: a percepção dos clientes sobre um profissional faz com que eles estejam dispostos a pagar mais por um produto ou serviço.
Hoje, com os avanços tecnológicos, demonstrar seu conhecimento é relativamente fácil. Em meu canal, tenho um vídeo intitulado “Não basta ser. Tem que parecer”, onde explico com detalhes sobre a percepção necessária para alcançar o sucesso no seu negócio.
É evidente que você precisa ser bom e entender do assunto, mas se não houver o reconhecimento dos outros sobre o seu conhecimento, não gerará a autoridade necessária para vender mais ou cobrar um valor mais alto pelo seu produto ou serviço. Estude e aprenda o máximo que puder, mostre às pessoas o resultado do seu conhecimento e você terá sucesso no seu negócio, como consequência da autoridade gerada pela combinação de conhecimento e reconhecimento.