Como vender sua imagem - Nilo Silva
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Como vender sua imagem

Em um texto anterior do meu blog, mencionei que tudo faz parte de uma técnica de vendas. Estamos vendendo constantemente, seja um produto, um serviço, uma ideia ou qualquer outra coisa que a outra parte precise se convencer de que vale a pena aderir ao que foi oferecido. Não é necessário haver uma negociação financeira para que uma venda aconteça, e é aí que muitos erram, acreditando apenas na clássica venda onde um lado oferece um produto ou serviço e a outra parte paga por isso. Como vender sua imagem?

A Importância da Imagem Pessoal

Outro engano comum é pensar que a venda envolve apenas o que foi oferecido, ignorando o fato de que, primeiro, a pessoa precisa comprar a sua imagem — e tudo o que ela representa — antes de avaliar o que você realmente oferece. Em outras palavras, a venda começa antes mesmo de você apresentar o que deseja que ela compre efetivamente.

A imagem não se resume ao que a outra parte pode enxergar, como a sua roupa, por exemplo. O conceito de imagem é muito mais amplo e envolve toda a percepção que a pessoa tem a seu respeito, incluindo a linguagem utilizada, seu comportamento, suas opiniões sobre determinados assuntos, seu conhecimento em áreas específicas e tudo mais que ela possa notar e interpretar como positivo ou negativo.

Construindo Sua Imagem em Diversas Áreas

A construção da imagem não deve ser uma preocupação exclusiva de quem vende a ideia padrão de imagem, como atletas, modelos ou pessoas famosas para anúncios. Você precisa dar a devida atenção à sua imagem, independentemente de ser um vendedor de veículos, médico, fotógrafo, pintor, etc.

A maioria dos mercados atualmente é extremamente competitiva, e não se deve ignorar a necessidade de conquistar o cliente de várias maneiras, incluindo impactá-lo positivamente com sua imagem, que deve vir antes mesmo daquilo que você deseja oferecer.

Enxergue-se como um Produto

Comece se vendo como um produto. Isso mesmo. Pergunte a si mesmo: “Por que alguém me compraria?” ou “Qual é o meu diferencial?”. Faça o mesmo com o que você está oferecendo ao seu potencial cliente. Ao se enxergar como uma parte importante de todo o processo, você valoriza sua imagem e dá o devido valor a tudo o que influencia na decisão de compra do cliente. Entenda que os outros precisam perceber em você as qualidades que você sabe que tem, e encontrar meios para que isso aconteça é crucial para o sucesso na venda da sua imagem, seja ela isolada ou vinculada a um produto ou serviço. Como vender sua imagem?

A Importância das Redes Sociais

De forma mais simples, se o possível cliente não simpatizar com você, suas chances de efetuar uma venda serão muito menores, o que justifica a importância de saber vender sua imagem para alcançar o resultado desejado.

Comece com questionamentos como: “Que imagem eu quero transmitir?”, “Como gostaria de ser reconhecido?”, “Quais são meus diferenciais?”. A partir dessas respostas, trabalhe para projetar a imagem que você deseja, seja ela sozinha ou em conjunto com algum produto ou serviço.

Uma dica prática é começar pelas suas redes sociais. Será que você realmente está comunicando de maneira a transmitir a imagem que gostaria? Dê uma olhada em seus posts e verifique se estão alinhados com a imagem que você deseja projetar. Embora possa parecer desnecessário ou até exagerado, o fato é que as pessoas irão te procurar nas redes sociais, e a maneira como você se comporta e o que publica podem ajudar ou prejudicar a sua imagem.

O Impacto da Imagem na Decisão de Compra

Talvez você pense que as redes sociais são uma ferramenta para usar como bem entender e postar o que quiser. Esse pensamento não está errado, mas, ao buscar adquirir algo que você oferece, tudo que estiver nas redes sociais impactará diretamente no fechamento da sua venda.

Você pode ser um excelente profissional, mas se não trabalhar a sua imagem e não estiver na mente dos seus clientes como o melhor em todos os aspectos, talvez você se distancie do sucesso que tanto almeja. Pense nisso.

Nilo Silva
Nilo Silva
Empresário, palestrante, criador de conteúdo, e escritor do livro QAP Total - Pronto para o sucesso.

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