Como Mudar Comportamentos e Hábitos - por Nilo Silva

Como Mudar Comportamentos e Hábitos

Autoconhecimento: Você se conhece?
05/04/2017
Marketing Pessoal: o que é e como melhorar o seu
19/06/2017
Exibir tudo

Como Mudar Comportamentos e Hábitos

A menos que você se julgue perfeito, muito provavelmente deve desejar mudar algo na sua vida. Seja emagrecer, parar de fumar, escrever um livro, mudar de emprego, praticar exercícios ou qualquer outra alteração na sua rotina de vida em alguma área.

Cheio de planos, começa a definir seus objetivos. Especialmente se a promessa for executar alguma mudança no futuro e não no presente. A dificuldade começa exatamente aí! Pois, para que a mudança de comportamento possa ocorrer, precisa de ação. E não somente de planos estratégicos ou metas traçadas para uma data futura.

 

Porque mudar parece tão difícil?

mudar depende de habitosSeres humanos tem uma tendência natural a não agir sem que exista uma real necessidade. E como a mudança de comportamento é uma escolha e não algo obrigatório, o cérebro simplesmente trabalha de forma contrária àquilo que você quer. Em outras palavras, mudar comportamento significa gastar energia.

Por isso promessas são falhas. Elas estão longe e a mente racional afirma o que quer. Quando o presente chega, a irracionalidade toma conta e começa a luta para superar o obstáculo naturalmente imposto pelo cérebro. E assim, evitando que você siga em frente e poupe energia.

Ainda que seja definido como um animal racional, o homem na verdade é um ser irracional. Isto é, comandado por suas emoções, executando facilmente tarefas automáticas e evitando o que é diferente. E só a mudança de hábitos sendo muito importante para acontecer a mudança de comportamento.

Se você não agir diferente de forma consistente por um período não terá seus hábitos alterados. E não vai conseguir a mudança de comportamento, seja ele qual for. Geralmente, ouvindo uma espécie de voz interna dando justificativas para que não continue no caminho correto para chegar onde deseja.

Mudar pode parecer difícil. Mas, não é impossível. E para isso você precisa atentar para o gatilho daquele hábito que você quer mudar. Pois, toda ação é precedida por algum motivador.

Isto é, se você chega do trabalho sentindo o seu corpo exausto e se joga no sofá, talvez seja extremamente difícil levantar e ir para a academia. Ou seja, sendo esse o gatilho que faz o seu corpo relaxar e o seu cérebro dizer “fique aqui porque é mais gostoso”. A dica seria acabar com esse gatilho, não se jogando no sofá ou se mantendo em movimento para que não mantenha o hábito que pretende mudar. Talvez, tomando um banho e indo direto para a academia, insistindo nisso até que esse seja o novo hábito.

 

Conclusão

Não afirme que algo é impossível de acontecer. Isso porque, a aparente dificuldade é apenas o seu cérebro poupando energia. Outras vezes, tentando te manter naquele comportamento automático padrão que para ele é mais fácil de executar, até que o novo hábito seja instalado e se torne fácil novamente.

Parafraseando John Maxwel: as pessoas só mudam quando se ferem o suficiente para ver que necessitam dessa mudança. Ou, quando elas aprendem o suficiente para quererem mudar. Então, não fique procrastinando ou fazendo promessas de mudanças para o futuro, pois para mudar é preciso agir e isso só acontece aqui e agora.

O que você achou deste artigo? Leia mais sobre assuntos relacionados em meu blog.

Nilo Silva
Nilo Silva
Nilo Silva - CREF 138079-G/SP, empreendedor e fitness coach, é proprietário da UltraShop Suplementos, graduado em educação física e especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor e vlogger, Nilo é apaixonado por saúde e acredita no poder que ela tem junto ao controle da mente na evolução de cada pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *