Beber, Cair e Levantar: Emoções vs Razão - por Nilo Silva
O GOOGLE TE CONHECE
Como Você Aparece na Internet? O Google “te conhece”?
23/01/2020
Parceria, vale a pena? Diga-me com quem andas…
27/02/2020
Exibir tudo

Beber, Cair e Levantar: Emoções vs Razão

emoções vs razão

Quantas emoções você sentiu, em algum momento da sua vida, ao ser passado para trás? Ou de de ter perdido a confiança em alguém? Talvez, ter sofrido alguma atitude que produziu em você um resultado negativo e te deixou triste ou com raiva…

Acredita-se que é impossível passar a vida toda sem tomar uma rasteira. Então, imagino que você já deva ter passado por situações assim e tido essas emoções. E sinto informar que até o fim dos seus dias, isso muito provavelmente vai se repetir. Portanto, fazendo parte do nosso aprendizado e para nossa evolução, ainda que você  não goste.

O que fazer nestes casos, com essas emoções? Acabar com a vida da pessoa que nos feriu num primeiro momento pode parecer legal! Mas, não recomendo que faça isso, pois as consequências não seriam nada satisfatórias.

 

Como controlar as emoções

emoções vs razãoRelembre, agora, um fato – de preferência mais recente – que tenha te incomodado muito. Perceba que, talvez, somente de se lembrar do acontecido, você sente emoções negativas e seja tomado por sentimentos ruins.

Isso acontece porque a sua mente não é racional e não entende que aquilo já passou. Ou seja, fazendo você se sentir incomodado como se fosse no momento presente.

Foi por isso que pedi para se lembrar de um fato mais recente. Pois, algo muito antigo ou que tenha sido resolvido internamente talvez não surtisse o efeito desejado. Em outras palavras, que é trazer a realidade de onde quero chegar.

Temos a vontade natural de sair contando o que nos fizeram. Como se nos colocando como vítimas fosse resolver alguma coisa.

Sendo bem realista, posso afirmar que as pessoas no fundo não estão nem aí para você. Estão muito mais preocupadas com os problemas delas mesmas e apenas se compadecerão durante o tempo que elas têm disponíveis. Embora cada caso seja um caso, estou me referindo a isso de uma forma genérica.

Cada vez que você lembra – e conta – tudo que viveu, a sua mente te presenteia com todas aquelas emoções ruins que experimentou com o fato ocorrido. Isso quer dizer que o que aconteceu uma única vez, na sua mente terá acontecido diversas vezes. E isso piora a situação. Vai atrapalhar a sua vida, desequilibrar suas emoções e tirar o resultado positivo da sua vida, seja pessoal ou profissionalmente.

Não estou dizendo para se calar diante de cada pedra atirada ou de cada puxada de tapete. Até porque, falar sobre o assunto tem seus benefícios e pode ser feito.

Me refiro a não sair falando aos quatro ventos, para tudo e para todos. Pois, se a sua intenção for denegrir a pessoa, pode até conseguir. Mas, terá o resultado negativo de ficar sentindo aquele sentimento desagradável que viveu somente em um momento.

 

Conclusão

Você pode dizer que é mais fácil falar e eu confirmo tal afirmação. É muito mais fácil escrever tudo isso do que estar nessa situação. Mas, agora eu te pergunto… Você acha que nunca passei por isso? Acredita que nunca estive numa situação assim?

É óbvio que já. E, por isso mesmo, usando não somente a minha experiência pessoal como a própria neurociência, é que me dispus a escrever. Talvez, te ajudar caso esteja passando por um momento como esse ou venha a passar no futuro. Mas, certo de que nada é por acaso. 

Ainda que não enxergue enquanto vive o incômodo, é mais um presente que a vida está te dando. Por alguns bloqueios ou crenças internas, acabamos não conseguindo mudar o ponto de vista. 

Lembre-se: o segredo do seu sucesso ou do seu fracasso está apenas em você. Mude seu ponto de vista, se abra para novas possibilidades e será agraciado por tudo de bom que sempre sonhou.

 

O que você achou deste artigo? Te ajudou de alguma forma? Indique e compartilhe com amigos. Leia mais sobre o assunto em meu blog.

 

“A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro.” John Kennedy 

 


 

Nilo Silva
Nilo Silva
Sou graduado em educação física, empreendedor, palestrante e escritor. Procuro motivar e ajudar o pequeno empreendedor para conquistar e batalhar pelo seu sonho: a sua pequena empresa. Escrevi o livro "QAP Total: Pronto para o Sucesso", contando minha história e apresentando algumas ferramentas e técnicas que me ajudaram com a minha empresa (Ultrashop Suplementos) e ajudam até hoje. Sou um guaratinguetaense apaixonado buscando o aprendizado contínuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *