A sua verdade - Nilo Silva
Busque o Sofrimento
14/08/2024
Exibir tudo

A sua verdade

A sua verdade

Eu estava na academia e, em uma conversa aleatória, uma moça mencionou que tinha lido alguns textos do meu blog, exatamente como você está fazendo agora. Ela comentou sobre alguns artigos e destacou um texto sobre o medo de se expor. Assim como diversas pessoas, ela gostaria muito de compartilhar seu conhecimento, mas o medo da rejeição ou do que os outros pensariam acabava a paralisando, e nada acontecia. Eu a entendi perfeitamente, pois passei pela mesma situação no começo.

O Desejo de Compartilhar Conhecimento

Ela parecia entender muito sobre receitas fit, como bolos proteicos, sem açúcar, sem glúten, zero lactose, e coisas assim. Disse que gostaria de falar sobre isso, em vez de apenas preparar as receitas. Comentou sobre ter um canal no YouTube, criar um blog sobre o assunto, escrever e-books e utilizar a internet de forma geral para mostrar ao mundo seu conhecimento.

O Medo da Rejeição e da Originalidade

Esse tipo de conteúdo é abundante por aí, o que a deixou ainda mais temerosa, acreditando que precisava ter algo totalmente inovador e diferente do que já existe. Esse é um dos pontos que normalmente também atrapalha quem quer produzir conteúdo, independentemente da forma. Acreditar que é necessário criar algo totalmente do zero é um erro. Isso até pode acontecer, mas as chances são muito pequenas.

A Comparação com Pessoas Famosas

Outro receio que ela relatou foi o fato de não ser conhecida, comparando-se com pessoas famosas que têm canais no YouTube sobre o tema, blogs antigos com muito conteúdo publicado e todo um reconhecimento que certamente levou tempo e esforço para ser alcançado. Eu também passei por esse dilema, acreditando que não poderia falar sobre determinado assunto por não ter a mesma notoriedade dos considerados grandes.

A Sua Verdade

Falo sobre empreendedorismo, mas não tenho várias empresas faturando milhões. Falo sobre neurociência e comportamento em geral, mas não sou neurocientista, psicólogo nem nada disso. No meu blog, tenho conteúdos sobre Previdência Social, sendo que minha formação é em Educação Física. O que quero dizer é que você tem o direito de falar sobre o que quiser, independentemente do seu grau de domínio sobre o assunto. É a sua visão, a sua experiência e o que você aprendeu. Ou seja, é a sua verdade. E ponto final.

O Começo Pequeno dos Grandes Nomes

Por mais que você se sinta menor do que os que já existem, saiba que a grande maioria deles começou pequeno até alcançar o tamanho que você vê hoje. Além disso, ao contar a sua verdade do seu jeito, você impactará pessoas que querem aquele conteúdo feito por você, com a sua marca registrada. Não importa se você faz receitas fit, entende de cerimônias de casamento ou sabe a melhor maneira de fazer uma faxina. O seu conhecimento é único, pois é seu, e às vezes apenas falar do seu jeito pode impactar positivamente alguém que o conteúdo dos considerados grandes não alcançaria.

O Valor do Conteúdo

Encontramos facilmente programas de emagrecimento feitos por pessoas que nem sequer são profissionais de saúde. Não estou dizendo que o diploma não faz diferença ou que deve ser negligenciado. O que quero dizer é que, estando dentro da legalidade, qualquer conteúdo que você produzir pode ser positivo e ajudar muitas pessoas, talvez mais do que você imagina. Tenho certeza de que você sabe algo que outros não sabem ou sabem de forma superficial. Garanto que há pessoas na internet pesquisando exatamente sobre o que você sabe e pode ser útil para elas.

A Importância de Publicar

Se faz sentido para você, publique. Se é algo que te motiva a seguir em frente e acredita que novas portas podem se abrir, faça. Se você ficar esperando o momento certo ou uma suposta fama para ser quem você é de verdade, talvez esse momento nunca chegue. Não importa se você vai escrever textos ou gravar vídeos. Apenas publique o que quiser, do seu jeito e com o que tem hoje. Com o tempo, tudo vai se encaixando, o conhecimento vai aumentando, assim como a sua reputação relacionada ao que produz. Talvez haja críticas, talvez falem mal, talvez façam piadas, mas se você olhar para a história de praticamente todas as pessoas vencedoras, verá que elas enfrentaram essas situações e calaram a boca de todos com seus resultados.

Reflexão Final

Quando criei meu blog e meu canal no YouTube, tive todos os medos que essa moça da academia teve, bem como outros comuns nesse caso, mas hoje, com o tempo, tenho vários conteúdos sobre diversos assuntos, me sinto orgulhoso e não me arrependo de absolutamente nada. Como eu disse, não se trata de ser um expert em um assunto ou ter uma fama anterior que justifique a qualidade do que você produz. É a sua verdade.

Nilo Silva
Nilo Silva
Empresário, palestrante, criador de conteúdo, e escritor do livro QAP Total - Pronto para o sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *