A importância da Reputação Pessoal e Profissional

A importância da Reputação

sua missão
A Sua Grande Missão
02/07/2019
Fim dos Likes no Instagram
25/07/2019
Exibir tudo

A importância da Reputação

Suponhamos que você quisesse se candidatar a algum cargo político e precisasse de uma filiação partidária. Se estivesse em dúvida entre o PSL ou o PT, qual a reputação de cada um e qual deles escolheria?

Pois bem, a intenção aqui não é fazer apologia a nenhum partido, mas sim exemplificar a importância da reputação. Por mais que diversos partidos estejam envolvidos em escândalos, o PT está com a sua reputação marcada por corrupção. Ou seja, isso acarreta em menos candidatos filiados e principalmente poucos eleitos pelo referido partido.

Portanto, se você busca sucesso na carreira precisa dar atenção a sua reputação. Ela está intrinsecamente ligada a sua marca pessoal, ponto importante que vai influenciar na sua vitória ou fracasso.

Existem os que afirmam não se importar com o que os outros dizem. O que é uma tremenda hipocrisia! Pois, se a sua reputação é muito importante para o sucesso, qual motivo você tem para dizer isso? 

Reputação é a maneira como uma empresa ou pessoa é percebida pelo mercado. Engloba as experiências pessoais dos clientes e de terceiros que podem exercer influência em potenciais clientes, fazendo da reputação um diferencial a ser explorado por quem quer um lugar de destaque no mercado.

Ou seja, é importante ter uma boa notoriedade associada a sua marca, estabelecendo inicialmente uma boa imagem e trabalhando para mantê-la o tempo todo. 

 

Reflita: como anda sua reputação?

Entenda por reputação não somente o que se relaciona com sua vida profissional, mas também com a vida pessoal. Se você for um ótimo profissional, mas sua vida pessoal não estiver dentro do que a sociedade considera correto, certamente vai impactar na sua carreira ou no seu negócio.

Isso inclui desonras financeiras, mais conhecidas como “calote”. Além disso, promessas não cumpridas e comportamentos muito diferentes do que você mesmo prega também impactam. E, tudo mais que socialmente possa conflitar com os valores éticos e morais dentro do seu convívio social. 

reputação de michael phelpsUsando como exemplo um caso do esporte, podemos citar o campeão olímpico Michael Phelps, nadador que teve sua carreira ameaçada por alguns escândalos, dentre eles o uso de maconha pouco depois de conquistar oito medalhas de ouro nos jogos de Pequim, em 2008. Além da suspensão por três meses teve um contrato milionário rescindido.

Se a vida pessoal na prática não interferisse na vida profissional isso não teria acontecido, não acha? 

O exemplo do atleta mostra que somos reconhecidos por nossa conduta como um todo, o que gera a nossa reputação e deve ser a mais positiva possível caso nosso objetivo seja aumentar o número de clientes ou de vendas de nossos produtos e serviços.

A reputação é uma questão estrutural, que começa no caráter, passando pelo comportamento e atitude, até determinar a sua marca pessoal e a maneira como será visto pelas demais pessoas. Cuide da sua.

 

O que você achou deste artigo? Leia mais sobre assuntos relacionados em meu blog.

Nilo Silva
Nilo Silva
Empresário, palestrante, criador de conteúdo, e escritor do livro QAP Total - Pronto para o sucesso.

1 Comment

  1. […] Outro exemplo também de grande proporção, é um atleta de alto nível que aparece na mídia fazendo uso de alguma droga entorpecente. Fatalmente, vai perder parte de seus patrocínios e ter a sua imagem manchada. Além disso, vai levar um bom tempo até se levantar, se ainda der tempo. De fato, isso não muda o que ele é como profissional. Mas, é um exemplo claro de como a imagem pessoal reflete na profissional. Aliás, eu falo sobre o caso do Michael Phelps, como exemplo no artigo “A importância da reputação“. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *