O Stress engorda? Como o seu corpo reage.

ÁGUA BEBA SEM MODERAÇÃO
Água: Beba sem Moderação
04/08/2016
motivacao
USANDO A MOTIVAÇÃO CORRETAMENTE
10/11/2016
Exibir tudo

O Stress engorda? Como o seu corpo reage.

stress engorda
Tem dias em que nos sentimos como se o mundo fosse desabar e clamamos por algo gostoso, para aliviar nossa tensão e ansiedade, ou seja, o tão famoso stress. Nem preciso dizer que isso sempre se refere a algo gorduroso e/ou calórico, o que não é o ideal para quem quer emagrecer ou manter-se no peso.
Momentos de stress são normais e até fazem bem, nos prevenindo de alguma coisa ruim, sendo justamente uma defesa por algo que pode ser uma ameaça.
O problema está no excesso de stress, que por consequência terá uma liberação de um hormônio chamado cortisol, aumentando a produção de radicais livres, acelerando o envelhecimento e enfraquecendo nossa imunidade, além de insônia e outros males a saúde.
Além do cortisol, o stress contínuo faz o corpo liberar adrenalina e cortisona, hormônios que literalmente atrasam o lado de quem busca o emagrecimento, deixando o metabolismo mais lento, alterando os níveis de açúcar no sangue e dando uma bagunçada no funcionamento natural do organismo.
Vou te explicar o que acontece quando você pensa ou vive um momento de stress. Digo “pensa” porque nosso corpo não distingue o que é real de imaginário. Então se você pensar em coisas ruins e que gerem ansiedade, terá os mesmos resultados a nível fisiológico.
Após a exposição do que gera o stress e ansiedade, seu corpo libera cortisol, fazendo o corpo poupar energia para enfrentar uma situação de perigo. Depois disso, o sistema de recompensa é ativado, equilibrando as sensações de recompensa e prazer. É daí que vem a vontade de comer algo gostoso, com o apetite aumentado e a busca por alimentos ricos em carboidratos e gordura, que vão elevar os níveis de serotonina, dando aquela sensação de bem-estar e aliviando a ansiedade.
Nesse panorama tem todos os prejuízos que citei ali em cima, que vão colocar a sua saúde em risco e piorar toda a situação.
A solução para o stress é procurar atividades ou momentos relaxantes e que proporcionem prazer, ter uma alimentação equilibrada e logicamente dar uma atenção especial a sua vida, dando aquela ajustada no que precisa para diminuir o stress e ansiedade.
Atividade física é super recomendável, pela liberação da endorfina, que vai te relaxar e dar prazer, com uma ação contrária ao cortisol.
Se estiver sentindo muita dificuldade em equilibrar sua vida e adotar hábitos saudáveis e que acabem ou diminuam o stress, procure ajuda de um profissional habilitado para analisar melhor os pontos a serem trabalhados.
Nilo Silva
Nilo Silva
Nilo Silva - CREF 138079-G/SP, empreendedor e fitness coach, é proprietário da UltraShop Suplementos, graduado em educação física e especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor e vlogger, Nilo é apaixonado por saúde e acredita no poder que ela tem junto ao controle da mente na evolução de cada pessoa.

1 Comentário

  1. […] algo te incomoda e deixa impaciente é porque espera o resultado de alguma coisa, a atitude de uma pessoa ou qualquer coisa que você […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *