A IMPORTÂNCIA DA NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA

left and right brain functions
O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?
18/07/2017
Alcançar os objetivos
5 passos para ajudar você a atingir seus objetivos
23/01/2018
Exibir tudo

A IMPORTÂNCIA DA NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA

Própria História

Própria História

Você sabe a importância de construir a própria história? Contar histórias é algo intrínseco ao ser humano e faz parte da nossa vida. Um exemplo clássico muito forte no Brasil são as novelas, contando diversas histórias e garantindo uma grande audiência com seus telespectadores ávidos pela continuação e final daquela que muitas vezes tem tudo a ver com suas próprias histórias.

Isso tudo não é a toa e gerar essa identificação faz parte das técnicas utilizadas para prender a atenção de quem segue os capítulos diários de uma novela, sendo impactado pelos anunciantes nos intervalos e gerando lucros ao  canal  que a produz.

Outro exemplo são as redes sociais, repleta de pessoas postando sua história, embora sempre da melhor forma possível e diversas vezes maquiando a verdadeira realidade na intenção de passar uma imagem positiva de que tudo o que vive é uma maravilha, dificilmente contando suas dores e pontos negativos.

Encontramos também muitas biografias, desde pessoas anônimas até personalidades e outras muito conhecidas, servindo de exemplo, inspiração e motivação para aqueles que se identificam com o conteúdo, seguindo as lições daquela história.

Mas qual a importância de tudo isso? Como contar histórias e principalmente falar de nós mesmos pode ser aproveitado? Não seria melhor sempre seguir em frente e deixar para trás o que passou?

Quando você conta sua própria história é possível significar – ou ressignificar – alguns momentos, traumas ou situações difíceis que eventualmente tenha vivido. Não se trata de voltar no tempo e viver o passado ou ficar remoendo alguma dor, mas sim de analisar com calma e mais frieza seus erros e acertos, através de uma leitura mais racional, fazendo alguns possíveis ajustes na sua maneira de lidar com a própria vida.

Todos sabemos o que vivemos e pelo menos os fatos que para nós foram mais importantes ou intensos estão em nossa memória, mas quando paramos para olhar mais de perto e tiramos um tempo para avaliar os capítulos da nossa própria novela podemos criar um desfecho melhor e mais positivo, descontruindo e reinterpretando uma cena aqui e ali, alterando o resultado dos capítulos seguintes.

Como seria a narrativa da sua própria história? Como acha que sua vida seria avaliada pelos leitores da sua biografia? Agora se imagine com o poder de voltar no tempo, aprender com tudo o que viveu e criar um melhor momento presente e principalmente um futuro mais belo e feliz.

Então saiba que esse poder existe, bastando você contar primeiro para si sua própria história, sem fugir dos momentos mais complicados e tirando proveito de tudo o que viveu, ainda que tenha sido avaliado como negativo, pois o aprendizado é contínuo e momentos dolorosos sempre farão parte de uma história, que mesmo com um final feliz teve situações difíceis, traumáticas e complicadas, como em qualquer novela.

Que tal escrever sua própria história? Não precisa mostrar a ninguém, mas apenas escrevê-la sem a preocupação de uma publicação posterior. Escreva sem se preocupar com nada, seguindo o seu ritmo e o seu tempo. Depois basta fazer uma leitura fria e pontuar o que deveria ser diferente, o que aprendeu com aquela situação ou o que faria diferente, como faz ao comentar uma história que não seja a sua.

Diversas biografias começaram assim, com uma escrita despreocupada e sem a pretensão e influenciar e ajudar outras pessoas. Não importa se o que viveu foi ruim e sim que a mudança está e sempre estará em suas mãos, bastando olhar para o que talvez ainda te incomode, sendo exatamente esse o ponto que talvez dê um rumo diferente e proporcione o final feliz que tanto almeja.

Nilo Silva
Nilo Silva
Nilo Silva - CREF 138079-G/SP, empreendedor e fitness coach, é proprietário da UltraShop Suplementos, graduado em educação física e especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor e vlogger, Nilo é apaixonado por saúde e acredita no poder que ela tem junto ao controle da mente na evolução de cada pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *