dietas
VEM CHEGANDO O VERÃO… E COM ELE, AS DIETAS!
28/11/2016
educacao-fisica-escolar
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
01/02/2017
Exibir tudo

A HISTÓRIA DE JÚLIA

historia-de-julia

Júlia era uma moça de 26 anos, estudante de jornalismo, muito educada e com um desejo enorme de emagrecer, mas já havia se cansado de fazer dietas e contratar personal trainers, porém sem sucesso. Suas dietas até faziam efeito, mas meses depois ela tornava a ganhar peso. O mesmo acontecia quando começava um programa de exercícios, que tinha seu efeito garantido, mas assim como a dieta, tempos depois lá estava ela de volta ao antigo peso que não a agradava. Os profissionais insistiam dizendo que desconheciam o motivo e que ela precisava se empenhar mais, pois não havia outra maneira de emagrecer e alcançar o peso que tanto desejava se não se mantivesse firme nas suas dietas e programa de treino.

Quando isso acontecia era o momento em que ela trocava de profissional, contratando outro personal trainer ou procurando outra(o) nutricionista, alegando que eles não a entendiam e que colocavam nela a culpa por não conseguir emagrecer. Ela afirmava que se sentia presa e que não entendia o motivo, visto que todos os exames clínicos realizados não apontavam nenhum tipo de distúrbio que pudesse justificar o excesso de peso e o famoso efeito sanfona.

Foi quando indicada por uma amiga ela procurou outro profissional, que embora também trabalhasse com saúde e tivesse sua formação reconhecida na área, não queria enfiar goela abaixo a obrigatoriedade de parar de comer o que gostava ou de fazer somente os exercícios que segundo ela eram chatos, mas que o personal dizia ser os melhores para emagrecer.

Durante as sessões com esse profissional ela se sentia mais à vontade e alegava que ele a entendia e que era como se ele a segurasse em suas mãos para levá-la com segurança para onde ela queria. Em uma das sessões ela descobriu o que realmente a incomodava. No passado, cerca de 8 a 10 anos atrás, ela presenciou sua mãe cometendo uma traição, mas por algum motivo até então desconhecido por ela simplesmente guardou aquilo e nunca contou a ninguém, passando a nutrir um sentimento negativo pela mãe, gerando um conflito que a fazia comer para se sentir melhor, recorrendo geralmente a doces, especialmente chocolate. Alguns anos depois sua mãe faleceu num acidente de carro e ela continuou carregando o pesado fardo de ter saber que sua mãe foi infiel, o que gerou sua compulsão alimentar, carregando junto um sentimento de culpa por não ter feito nada pelo seu pai, que ela tanto amava. Quando os nutricionistas e personal trainers afirmavam que a responsabilidade pelo excesso de peso a remetia a lembranças dessa época, fazendo com que se sentisse culpada, largando tudo e recorrendo aos doces, comportamento que já havia se tornado um hábito e que ela nunca tinha se dado conta.

Durante as sessões e acompanhada por esse profissional, Júlia teve clareza do que a prendia naquele peso excessivo e a fazia sentir tão mal, assim como teve consciência do que precisava fazer para se livrar daquele comportamento que só trazia sofrimento. Junto com o novo profissional contratado superou o trauma que por muitos anos a incomodou, conseguiu perdoar a mãe mesmo depois de falecida, seguiu uma alimentação equilibrada sem deixar de comer o que gostava, conseguiu finalmente praticar atividade física com prazer, perdeu peso e hoje se encontra infinitamente muito feliz.

Essa é a história real de uma cliente cujos dados são fictícios. Júlia me procurou em meados de 2015 e depois de um processo intenso e muito gratificante, conseguiu finalmente perder peso, alcançar o peso ideal e ter a vida que sempre quis. O caso de Júlia demonstra que para o emagrecimento saudável, eficaz e definitivo não basta somente praticar alguma atividade física e fazer dieta. É necessário uma mudança de hábitos, criando comportamentos saudáveis que vão levar a perda de peso e isso só se consegue através de uma mudança de mindset, criando uma nova mentalidade que vai levar qualquer pessoa a perda de peso, sem sacrifícios e para sempre.

Nilo Silva
Nilo Silva
Nilo Silva - CREF 138079-G/SP, empreendedor e fitness coach, é proprietário da UltraShop Suplementos, graduado em educação física e especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor e vlogger, Nilo é apaixonado por saúde e acredita no poder que ela tem junto ao controle da mente na evolução de cada pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *