Atividade Física: Saúde ou Estética?

emagrecimento2
Cérebro e Emagrecimento
02/08/2016
ÁGUA BEBA SEM MODERAÇÃO
Água: Beba sem Moderação
04/08/2016
Exibir tudo

Atividade Física: Saúde ou Estética?

ATIVIDADE FÍSICA SAÚDE OU ESTÉTICA
A procura por uma atividade física se dá muito mais pela busca de um ideal estético do que pelos seus benefícios à saúde. Quando alguém se matricula em uma academia, em grande parte almeja um corpo mais sarado, com barriga “tanquinho” e músculos mais aparentes.
Isso acontece principalmente pela mídia, que cada vez mais exibe pessoas com corpos sarados como referencial de saúde. Não é porque alguém tem alguns pneuzinhos que não possa ter saúde. Ter saúde não significa necessariamente ter pernas e braços torneados.

Esse conceito confuso de saúde e estética costuma muitas vezes frustrar alguns praticantes de atividades físicas, que depois de começar uma atividade e não enxergarem uma mudança considerável em seus corpos, simplesmente param com seu programa de exercícios, desprezando os benefícios “invisíveis”, que não se pode ver na balança, no espelho ou na fita métrica.

Resultados rápidos geralmente só são conseguidos com grandes agressões ao organismo. A melhor opção é fazer investimentos em longo prazo, com lucro garantido. Isso significa mudanças graduais com resultados mais lentos, porém mais sólidos e com menos sacrifício.
Qualquer atividade física trará uma série de benefícios para a saúde, como redução do colesterol, melhora da auto-estima, redução do estresse, melhora da função cardíaca, entre outras vantagens. Esse sim é o verdadeiro conceito de saúde, com tais vantagens muito mais importantes do que os benefícios estéticos.

Uma mudança estética pede mais cuidados e atenção. Não basta mexer o corpo para que as mudanças apareçam do jeito que a gente quer. É preciso saber fazer os exercícios certos, de maneira correta, não esquecendo dos cuidados com alimentação, fator de grande relevância na hora se de mudar a composição corporal. A indicação é de procurar um profissional de educação física, que em conjunto com um profissional de nutrição, vão elaborar um programa específico para os seus objetivos.

A maioria das pessoas querem ter um corpo bonito a ponto de poder exibi-lo no verão, e muitas vezes agridem a própria saúde para conseguir esse objetivo. Deve haver um equilíbrio e ninguém precisa perder ou prejudicar a saúde para ter um corpo bonito esteticamente.
O mais importante é prevenir a celulite ou um infarto?
Nilo Silva
Nilo Silva
Nilo Silva - CREF 138079-G/SP, empreendedor e fitness coach, é proprietário da UltraShop Suplementos, graduado em educação física e especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor e vlogger, Nilo é apaixonado por saúde e acredita no poder que ela tem junto ao controle da mente na evolução de cada pessoa.

2 Comentários

  1. Janaina disse:

    oi fofuxas
    adorei o site, é um conteúdo muito interessante para nosso ramo da beleza.
    Sempre é bom novos conhecimentos na área, eu amo o ramo da beleza e maquiagem
    Parabéns pelo site, um beijinho 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *