Atividade Física: Saúde ou Estética? - por Nilo Silva

Atividade Física: Saúde ou Estética?

Obesidade: Compulsão Alimentar e Fatores Emocionais que Provocam o Aumento de Peso
24/11/2016
Exibir tudo

Atividade Física: Saúde ou Estética?

Em síntese, a procura por uma atividade física se dá muito mais pela busca de um ideal estético do que pelos seus benefícios à saúde. Quando alguém se matricula em uma academia, em grande parte almeja um corpo mais sarado, com barriga “tanquinho” e músculos mais aparentes. Para esclarecer, ouço isso todos os dias na Ultrashop Suplementos.

Por que é normal toda essa confusão? Pois bem, isso acontece principalmente pela mídia. Em outras palavras, mais pessoas com corpos sarados são exibidas como referencial de saúde. Contudo, os pneuzinhos não significam que a pessoa não tenha saúde. Isto é, ter saúde não significa necessariamente ter pernas e braços torneados.

Atividade Física é muito mais do que corpos sarados

Praticando atividade físicaEsse conceito confuso entre saúde e estética costuma frustrar alguns praticantes de atividades físicas. Depois de começar uma atividade e não enxergarem uma mudança considerável em seus corpos, esses praticantes simplesmente param com seu programa de exercícios. Assim, desprezando os benefícios “invisíveis”, que não se pode ver na balança, no espelho ou na fita métrica.

Resultados rápidos geralmente só são atingidos com grandes agressões ao organismo. A melhor opção é fazer investimentos em longo prazo, com lucro garantido. Isso significa mudanças graduais com resultados mais lentos, porém mais sólidos e com menos sacrifício.
Qualquer atividade física trará uma série de benefícios para a saúde. Dentre elas: redução do colesterol, melhora da auto-estima, redução do estresse, melhora da função cardíaca e muito mais. Esse sim é o verdadeiro conceito de saúde, com tais vantagens muito mais importantes do que os benefícios estéticos.

Uma mudança estética pede mais cuidados e atenção. Não basta mexer o corpo para que as mudanças apareçam do jeito que a gente quer. É preciso saber fazer os exercícios certos, de maneira correta, não esquecendo dos cuidados com alimentação, fator de grande relevância na hora se de mudar a composição corporal. A indicação é procurar um profissional de educação física, que em conjunto com um profissional de nutrição, vão elaborar um programa específico para os seus objetivos.

Para refletir

A maioria das pessoas querem ter um corpo bonito a ponto de poder exibi-lo no verão. Muitas vezes agridem a própria saúde para conseguir esse objetivo. Deve haver um equilíbrio e ninguém precisa perder ou prejudicar a saúde para ter um corpo bonito esteticamente. O mais importante é prevenir a celulite ou um infarto? 

 

Leia mais sobre saúde e motivação em meu blog. Aproveite para deixar o seu comentário ou indicar este post para um amigo.

Nilo Silva
Nilo Silva
Empresário, palestrante, criador de conteúdo, e escritor do livro QAP Total - Pronto para o sucesso.

6 Comments

  1. Rafael Lira disse:

    Oi, tudo bem ? gostei do seu site ! sempre que puder
    voltarei aqui para acompanhar suas publicações. Parabéns !

  2. Rafael Lira disse:

    Sempre que posso passo aqui nas suas publicações,
    conteúdo muito bom e direto. Parabéns !! abraços de toda
    a equipe do http://www.fatosefatos.com

  3. gabriel henrico disse:

    E melhor previnir um infarto do q uma celulite q nem tenho .

  4. Natália Mendes disse:

    muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *