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Água: Beba sem Moderação

ÁGUA BEBA SEM MODERAÇÃO
Você sabia que manter o corpo hidratado é tão importante quanto uma alimentação balanceada?
Como o corpo não possui reservas ou condições para armazenamento de água, é essencial que se faça uma reposição diariamente, não só para manter a saúde, como também algumas funções básicas do organismo.
O ser humano pode muito bem viver vários dias sem alimento, mas pouquíssimos dias sem água. Sua falta ou grande perda pode levar a um sério quadro de desidratação, que em casos leves pode ocasionar dores e câimbras musculares e, nos mais graves, insolação, alucinações e até mesmo a morte.

E não pense que é preciso esperar a sede aparecer. Na verdade, a hidratação deve ser feita sempre que possível, pois o organismo precisa de água para funcionar, especialmente no verão, quando os cuidados devem ser redobrados.
A água facilita e melhora o funcionamento intestinal, auxilia na eliminação de resíduos pulmonares, regula a temperatura corporal, favorece a circulação sangüínea, promove a revitalização das células, das mucosas e da pele.

Sendo assim, a recomendação de ingestão de líquidos é de dois a três litros de água por dia, ou 35 ml por quilo de peso. Quem não consegue tomar água o tempo todo, pode optar por sucos de frutas, água de coco, hortaliças, legumes, chás e sopas, que também colaboram para o alcance da meta de hidratação. É importante salientar o cuidado na adição de açúcar nos sucos e de sal nas sopas.

Aí vem a pergunta “Posso me hidratar tomando cerveja?”. Nem cerveja ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica, ok? O álcool aumenta a desidratação e a eliminação de nutrientes no organismo. Não é à toa que sentimos sede depois de beber demais.

A desidratação só aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já está bem abaixo do nível adequado. A água exerce um papel importante também para a saúde da pele, garantindo a hidratação e favorecendo a absorção dos nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Se a água é perdida, a pele sofre desidratação, tornando-se áspera e favorável ao envelhecimento.

Com as crianças a atenção deve ser ainda maior. Elas são menos suscetíveis a sentir sede durante uma atividade e podem não sentir a necessidade de água requerida pelo organismo.
Se você não sabe como vai a sua hidratação, uma dica simples é prestar atenção na cor da sua urina. Quanto mais escura ela estiver, maior é o nível da sua desidratação. O ideal é que ela seja incolor ou levemente amarelada.
Observe o seu corpo e abuse desse bem tão precioso. Sua saúde agradece.
Nilo Silva
Nilo Silva
Nilo Silva - CREF 138079-G/SP, empreendedor e fitness coach, é proprietário da UltraShop Suplementos, graduado em educação física e especialista em comportamento e desenvolvimento humano. Palestrante, escritor e vlogger, Nilo é apaixonado por saúde e acredita no poder que ela tem junto ao controle da mente na evolução de cada pessoa.

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